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Título: Reinserção do resíduo de construção e demolição na cadeia produtiva da construção civil em Rio Branco – Acre.
Autor(es): Souza, Fernando da Silva
Orientador(es): Peixoto, Ricardo André Fiorotti
Palavras-chave: Construção civil
Demolição
Agregados - materiais de construção
Indústria de reciclagem
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2021
Membros da banca: Peixoto, Ricardo André Fiorotti
Lima, Esperidião Fecury Pinheiro de
Carvalho, José Maria Franco de
Oliveira, Marconi Gomes de
Aguilar, Maria Teresa Paulino de
Referência: SOUZA, Fernando da Silva. Reinserção do resíduo de construção e demolição na cadeia produtiva da construção civil em Rio Branco – Acre. 2021. 214 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Os impactos ambientais, econômicos e sociais causados pelos resíduos de construção e demolição (RCD) na cidade de Rio Branco (capital do Acre, Estado Federal da região amazônica) alinhado à escassez de jazidas de agregados e as demandas sociais de pavimentação e de habitação para a construção civil torna a produção e utilização de agregados reciclados uma alternativa de grande interesse. Nesse cenário, o presente estudo avaliou a viabilidade técnica, econômica e ambiental para a reciclagem do RCD com fins de aplicação em construção civil e pavimentação. Para isto, foram realizadas visitas periódicas e sistemáticas aos canteiros de obras para formulação dos índices representativos da geração e composição do RCD, análise de viabilidade econômica da usina de reciclagem, discussões sobre o impacto ambiental no aterro de inertes, coletas de resíduos em obras nas fases de estruturas, alvenaria e acabamento para produção de agregados reciclados avaliados em 10 composições distintas, realizando ensaios tecnológicos de requisitos visando à obtenção das propriedades físicas e mecânicas para aplicação em matrizes cimentícias de cimento Portland e estrutura de pavimentos, avaliação da inserção do agregado reciclado nas demandas sociais prioritárias para construção civil (habitacional) e construção pesada (infra-estrutura de pavimentação), verificação da gestão atual do RCD e elaboração de ações e diretrizes, políticas de reciclagem e propostas de metas a serem alcançadas para buscar promover um gerenciamento efetivo e eficaz do RCD. Dentre os resultados, foram encontrados uma geração de RCD por área construída de 0,22 t/m2 para novas construções e 0,41 t/m2 para reformas, onde 100% do RCD foi considerado reutilizável e/ou reciclável. Indicadores econômicos mostraram viabilidade para a instalação de uma usina de reciclagem com capacidade de processamento de 90 t/h. Impactos ambientais deixarão de ocorrer no aterro de inertes com a implementação da usina de reciclagem. Os agregados reciclados de RCD em forma de areia, pedrisco, brita, rachão e bica corrida mostraram-se tecnologicamente viáveis para aplicação segura em argamassas, concretos e camadas de estruturas de pavimentos apresentando propriedades satisfatórias e até melhores do que as convencionais. A cidade demanda a construção de até 46 mil moradias e a pavimentação de 550,5 km de vias de produção do setor primário. Ações e diretrizes, políticas de reciclagem e metas são necessárias para a correta gestão do RCD, dentre elas uma legislação específica com cumprimento obrigatório, obrigatoriedade da triagem na origem da geração com pagamento de taxa de deposição, obrigatoriedade do uso de agregados reciclados em obras públicas, incentivos fiscais para instalação de empreendimentos dedicados a reciclagem, contratação de fiscais de carreira para ações fiscalizatórias, adoção de selos de sustentabilidade que certifiquem empresas de construção civil e estabelecimento de cotas sociais de agregados reciclados para famílias de baixa renda e aplicação em vias de produção do setor primário. Assim, a proposta de reinserção do RCD na cadeia produtiva é de grande interesse para a construção civil amazônica, considerando a escassez, os elevados custos das matérias-primas e a necessidade de definir e consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável para a região amazônica.
Resumo em outra língua: The environmental, economic and social impacts caused by construction and demolition waste (CDW) in the city of Rio Branco (capital of Acre, Federal State of the Amazon region) in line with the scarcity of aggregate deposits and the social demands for paving and housing for civil construction makes the production and use of recycled aggregates an alternative of great interest. In this scenario, this study evaluated the technical, economic and environmental feasibility of recycling CDW for purposes of application in paving and civil construction. For this, periodic and systematic visits were carried out to the construction sites to formulate the representative indexes of the generation and composition of the CDW, economic feasibility analysis of the recycling plant, discussions on the environmental impact on the inert landfill, waste collection in works in the phases of structures, masonry and finishing for the production of recycled aggregates evaluated in 10 different compositions, performing technological tests of requirements in order to obtain the physical and mechanical properties for application in cementitious matrices of Portland cement and pavement structure, evaluation of the insertion of recycled aggregate in the priority social demands for civil construction (housing) and heavy construction (paving infrastructure), verification of the current management of the CDW and elaboration of actions and guidelines, recycling policies and proposed goals to be achieved in order to promote an effective management and effective CDW. Among the results, it was found a generation of CDW per built area of 0.22 t/m2 for new constructions and 0.41 t/m2 for renovations, where 100% of the CDW was considered reusable and/or recyclable. Economic indicators showed the feasibility of installing a recycling plant with a processing capacity of 90 t/h. Environmental impacts will no longer occur in the inert landfill with the implementation of the recycling plant. Recycled CDW aggregates in the form of sand, gravel, gravel, crack and running spout proved to be technologically viable for safe application in mortar, concrete and layers of pavement structures, presenting satisfactory properties and even better than conventional ones. The city demands the construction of up to 46 thousand houses and the paving of 550.5 km of production routes for the primary sector. Actions and guidelines, recycling policies and targets are necessary for the correct management of the CDW, including specific legislation with mandatory compliance, mandatory screening at the origin of generation with payment of deposition fee, mandatory use of recycled aggregates in public works , tax incentives for the installation of enterprises dedicated to recycling, hiring career inspectors for inspection actions, adoption of sustainability seals that certify civil construction companies and establishment of social quotas for recycled aggregates for low-income families and application in production routes of the primary sector. Thus, the proposed reinsertion of CDW in the production chain is of great interest for the Amazonian civil construction, considering the scarcity, the high costs of raw materials and the need to define and consolidate a sustainable development model for the Amazon region.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16022
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