Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15999
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Rosângela Barbosa-
dc.contributor.authorLima, Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-18T20:46:42Z-
dc.date.available2023-01-18T20:46:42Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, R. B.; LIMA, G. da S. As concepções dos professores de Ciências acerca das potencialidades do cinema para o ensino e aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, n. 1, 2022. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3216>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2179- 426X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15999-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivos compreender e interpretar as concepções de professores acerca da utilização do cinema na educação científica. A literatura indica que o cinema pode contribuir para abordar elementos dos conteúdos escolares e contextualizar questões socioculturais, históricas e políticas, de modo a colaborar com o aprendizado. O desenho metodológico deu-se, inicialmente, por meio da indução da leitura de uma Sequência Didática de Ciências que propunha o uso do cinema como atividade educativa, seguida pela aplicação de um questionário sobre o uso do cinema em situações de ensino. Para delinear os resultados, este estudo valeu-se da metodologia qualitativa para se descreverem os dados. Para analisá-los, criaram-se categorias de análises condizentes com os sentidos produzidos pelos professores, tendo o significado da palavra como unidade de análise, tal como defendido pela perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontaram que, embora os docentes participantes concordem sobre a utilização do cinema como atividade educativa, eles ainda têm dificuldades em explorar esse potencial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiência e cinemapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMetodologia qualitativapt_BR
dc.titleAs concepções dos professores de Ciências acerca das potencialidades do cinema para o ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.title.alternativeScience teachers' conceptions about the potential of cinema for teaching and learning.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThe purpose of this study has been the understanding of teachers' conceptions about the use of cinema in science education. Literature has indicated that cinema might contribute to address elements of school content and contextualize sociocultural, historical, and political issues, in order to collaborate with learning. The methodological design took place, initially, through the induction of reading of a Science Didactic Sequence that proposed the use of cinema as an educational activity, followed by the application of a survey on the use of cinema in teaching situations. In order to outline the results, this research used the qualitative methodology to describe the data. In order to analyze them, analysis categories were created analysis consistent with the meanings produced by the teachers, considering the meaning of the word as a unit of analysis, such as defended by the historical-cultural perspective. The results hads hown that, although the participating professors agreed on the use of cinema as an educational activity, they still have had some difficulties in exploring this potential.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26843/rencima.v13n1a11pt_BR
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConcepçõesProfessoresCiências.pdf351,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.