Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15976
Título: Discutindo as trilhas de matemática na perspectiva da etnomodelagem.
Título(s) alternativo(s): Discussing math trails from an ethnomodelling perspective.
Autor(es): Rodrigues, Jéssica
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Etnomatemática
Modelagem Matemática
Práticas extraescolares
Data do documento: 2021
Referência: RODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. Discutindo as trilhas de matemática na perspectiva da etnomodelagem. Journal of Mathematics and Culture, v. 15, n. 1, p. 127-147, 2021. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2021/05/article_7.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerado como uma proposta pedagógica em que os professores utilizem práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula. Um dos principais objetivos do projeto das Trilhas da Matemática é propor que os professores elaborem e desenvolvam atividades extraescolares de atividades matemáticas contextualizadas no cotidiano dos alunos. Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância da utilização da Modelagem Matemática como uma proposta metodológica para a Etnomatemática por meio da Etnomodelagem, que pode ser utilizada como uma ação pedagógica para auxiliar os alunos na leitura de sua realidade por meio do desenvolvimento de Trilhas de Matemática, que visam propiciar uma melhor compreensão de seu entorno sociocultural, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.
Resumo em outra língua: The math trails project can be considered as a pedagogical proposal in which teachers use non-school practices so that students can perceive the mathematical knowledge applied in tasks performed outside of the classroom. One of the main objectives of the math trails project is to propose that teachers elaborate and develop extra-school mathematical activities contextualized to the students' daily lives. This article aims to show the importance of using mathematical modelling as a methodological proposal for ethnomathematics through ethnomodelling, which can be used as a pedagogical action to assist students in integrating their reality through the development of math trails, which aim to provide a better understanding of their sociocultural environment by enabling a deeper interaction with the world itself.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15976
Link para o artigo: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2021/05/article_7.pdf
ISSN: 1558-5336
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DiscutindoTrilhasMatemática.pdf
  Restricted Access
1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.