Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15833
Título: Fatores de risco para Síndrome de Burnout em profissionais da equipe de saúde bucal da Rede Pública de Saúde de Belo Horizonte - MG.
Autor(es): Silva, Vivian Belo de Assis
Orientador(es): Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves
Palavras-chave: Burnout - psicologia
Atenção primária à saúde
Trabalho
Saúde bucal
Riscos ocupacionais
Data do documento: 2022
Membros da banca: Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves
Figueiredo, Adriana Maria de
Machado, Elaine Leandro
Referência: SILVA, Vivian Belo de Assis. Fatores de risco para Síndrome de Burnout em profissionais da equipe de saúde bucal da Rede Pública de Saúde de Belo Horizonte - MG. 2022. 88 f. Fatores de risco para Síndrome de Burnout em profissionais da equipe de saúde bucal da Rede Pública de Saúde de Belo Horizonte - MG.
Resumo: Existe um interesse latente no tempo atual, em questionar o que no trabalho pode ser apontado como fonte específica de nocividade para a vida mental, ou seja, as condições em que o trabalho é executado repercutem diretamente na fisiologia do corpo. Assim, é relevante observar e debater como é afetada a saúde mental dos diversos servidores que atuam dentro da UBS. Este estudo tem como objetivo avaliar fatores de risco para a Síndrome de Burnout em trabalhadores da saúde da rede municipal de Belo Horizonte, com foco específico no grupo de profissionais das Equipes de Saúde Bucal (ESB). A principal hipótese é que o trabalho exercido por esses profissionais, da forma que ele se apresenta hoje em dia, em consultórios compartilhados, grande demanda de atendimentos, dentre outros desafios da saúde pública no Brasil, contribui para o aumento dos casos da Síndrome de Burnout entre os profissionais das Equipes de Saúde Bucal. O estudo é do tipo transversal descritivo, de natureza quantitativa. A metodologia incluiu elaboração e aplicação de um questionário elaborado especificamente para esse estudo, com perguntas específicas direcionadas aos participantes da pesquisa, e um segundo instrumento, já validado e considerado padrão ouro, o Maslach Burnout Inventory (MBI) para avaliação da Síndrome de Burnout. Os questionários foram encaminhados online a todas as 308 Equipes de Saúde Bucal da rede municipal de Belo Horizonte, e após a devolutiva pelos participantes, foi elaborado um banco de dados, que passaram por tratamento estatístico com o objetivo de obter medidas de tendência central, distribuição de frequências e as correlações entre os fatores pesquisados, por meio do Teste χ2 e Cálculo da Razão de Prevalência. Os indivíduos estudados (n=109) foram em sua maioria do sexo feminino, com idade média 44,19 ±10,61, em sua maioria apresentam pós-graduação, moram com familiares ou amigos e contribuem com grande parcela das contas em casa. Observou-se que entre os principais fatores de risco para Síndrome de Burnout estão: servidores responsáveis pela maior parte dos gastos e orçamento familiar, pessoas que moram com familiares e amigos e, por fim, servidores que apresentam angústia no ambiente de trabalho. A Razão de Prevalência para o desenvolvimento de Síndrome de Burnout entre os que moram com familiares foi 10 vezes maior, entre os responsáveis pela maior parte dos gastos e orçamento familiar foi 25 vezes maior, e entre os que sentem angústia no ambiente de trabalho foi 8,33 vezes maior. Tais aspectos parecem produzir uma sobrecarga emocional e psíquica no servidor que acaba atrelando o trabalho a questões de “necessidade de sobrevivência” para as duas primeiras variáveis, e como um local de angústia para a terceira variável.
Resumo em outra língua: Abstract: This study aims to evaluate risk factors for Burnout Syndrome in health workers in the municipal network of Belo Horizonte, with a specific focus on the group of professionals from the Oral Health Teams (OHS). The main hypothesis of this study is that the work performed by these professionals, as it is presented today, contributes to the increase in cases of Burnout Syndrome among these professionals. The methodology included the elaboration and application of a survey designed specifically for this study, with specific questions directed to the research participants, and a second instrument, already validated and considered gold standard, the Maslach Burnout Inventory (MBI) for the evaluation of Burnout Syndrome. The survey was applied online to all 308 Oral Health Teams in the city of Belo Horizonte, and after the feedback given by the participants (n=109), the results composed a database and underwent statistical treatment to obtain measures of central tendency, frequency distribution and correlations between the factors surveyed, using the Chi-square Test and Calculation of Prevalence ratio. It was observed that among the main risk factors for Burnout Syndrome are the employees responsible for most of the expenses and family budget, people who live with family and friends and, finally, employees who have distress in the work environment. The Prevalence ratio for the development of Burnout Syndrome among those who live with family members was 10 times higher, among those responsible for most of the expenses and family budget it was 25 times higher, and among those who feel distress in the work environment it was 8, 33 times bigger. Such aspects seem to produce an emotional and psychic overwhelm on the server that ends up linking the labor to issues of “need for survival” for the first two variables, and as a place of anguish for the third variable.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15833
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/11/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFSAÚDE - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FatoresRiscoSindrome.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons