Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15781
Título: Problema integrado de ajuste de fluxo de caixa e sequenciamento de projetos.
Autor(es): Santos, Soraya Quaresma
Orientador(es): Miranda Junior, Gilberto de
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Palavras-chave: Fluxo de caixa
Administração de projetos - sequenciamento de projetos
Estudos de viabilidade - viabilidade financeira
Data do documento: 2022
Membros da banca: Miranda Junior, Gilberto de
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Martins, Alexandre Xavier
Saldanha, Rodney Rezende
Referência: SANTOS, Soraya Quaresma. Problema integrado de ajuste de fluxo de caixa e sequenciamento de projetos. 2022. 51 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2022.
Resumo: Nos últimos anos tem surgido com mais frequência pesquisas representativas relacionadas ao sequenciamento de projetos e fluxos de caixa, entretanto, poucas pesquisas incorporam financiamentos e empréstimos como uma opção de viabilização financeira para tais empreendimentos. Em contextos que envolvem a Gestão da Construção, normalmente estamos falando de empreendimentos de alto custo e com um longo horizonte de planejamento, em problemas práticos o empréstimo não é apenas uma opção, mas sim a única forma de executar o projeto. Dessa forma, a presente pesquisa apresenta algumas referências chaves que embasaram a construção de um modelo que integra os problemas de ajuste de fluxo de caixa e sequenciamento de projetos com recursos limitados incorporando o financiamento como uma forma de viabilizar financeiramente os projetos. O modelo tem foco em uma aplicação na indústria da construção civil, sendo uma das indústrias que sofre grandes impactos devido à constantes crises econômicas. Portanto, a partir de um capital inicial disponibilizado pelo empreiteiro junto ao fluxo de caixa proveniente dos empréstimos e retorno de atividades remuneradas o modelo de programação linear inteira mista propõem a maximização do Valor Presente Líquido ao final do horizonte de planejamento. Assim, o problema determina quando as atividades são iniciadas, quando empréstimos serão tomados e amortização da dívida ao final do projeto em cenários gerados aleatoriamente por um gerador.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15781
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ProblemaIntegradoAjuste.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons