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Título: Relação entre indicadores socioambientais e o potencial esportivo de jovens alunas-atletas.
Título(s) alternativo(s): Relationship between socioenvironmental indicators and sports potential of young female student athletes.
Autor(es): Vieira, Aline Alves
Ferreira, Renato Melo
Werneck, Emerson Filipino
Miranda, Luciano
Werneck, Francisco Zacaron
Palavras-chave: Apoio familiar
Jovem atleta
Family support
Young athlete
Data do documento: 2021
Referência: VIEIRA, A. A. et al. Relação entre indicadores socioambientais e o potencial esportivo de jovens alunas-atletas. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 3, p. 123-130, 2021. Disponível em: <https://fontouraeditora.com.br/periodico/article/1588>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: O potencial esportivo de jovens atletas pode ser avaliado por múltiplos indicadores. Os indicadores socioambientais, como o suporte familiar, têm sido pouco investigados, especialmente no sexo feminino. O objetivo do estudo foi analisar diferenças em indicadores socioambientais em alunas de um colégio militar classificadas quanto ao seu potencial esportivo. Métodos: Participaram do estudo 262 escolares do sexo feminino, com idade entre 11 e 17 anos, do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Os professores- treinadores classificaram o potencial esportivo das alunas-atletas em: alto potencial (n=79) e baixo potencial (n=183). Foram aplicados questionários contendo informações sobre o nível socioeconômico, apoio familiar, envolvimenAto dos pais com esporte, experiência esportiva das alunas e nível de atividade física. Usou-se o teste Qui-Quadrado (X2 ) e o teste t de Student, sendo adotado nível de significância de 5%. Resultados: As alunas-atletas com alto potencial esportivo apresentaram maior apoio familiar (27,2±7,4 vs. 24,1±8,1; p=0,005), maior experiência em competição (X2 = 35,205; p<0,001) e maior nível de atividade física (2,61±0,70 vs. 2,33±0,71; p=0,004) quando comparadas às de baixo potencial. 13,7% das alunas foram consideradas jovens atletas. A proporção de jovens atletas foi maior no grupo alto potencial quando comparado ao grupo baixo potencial (21,5% vs. 10,4%, respectivamente; p<0,001). Conclusão: As alunas do CMJF com alto potencial esportivo, de acordo com a opinião dos professores-treinadores, apresentaram maior suporte familiar e maior experiência esportiva em comparação ao grupo de baixo potencial, sugerindo que o apoio familiar é um indicador socioambiental que diferencia o potencial esportivo de alunas-atletas de nível escolar.
Resumo em outra língua: The sporting potential of young athletes can be evaluated by multiple indicators. Environmental indicators, such as family support, have been little investigated, especially among girls. The aim of the study was to analyze differences between environmental indicators in students from a military college classified according to their sporting potential. Methods: The study included 262 female students, aged between 11 and 17 years, from the Military College of Juiz de Fora (CMJF). The teacher-coaches classified the sporting potential of the student-athletes as: high potential (n=79) and low potential (n=183). Questionnaires containing information about socioeconomic status, family support, parental involvement in sports, students’ sporting experience and level of physical activity were applied. The Chi-Square test (X2 ) and Student t test were used, adopting a significance level of 5%. Results: The female students with high sporting potential had greater family support (27.2±7.4 vs. 24.1±8.1; p=0.005), greater experience in competition (X2 = 35.205; p<0.001) and higher level of physical activity (2.61±0.70 vs. 2.33±0.71; p=0.004) when compared to those with low potential. 13.7% of the students were considered young athletes. The proportion of young athletes was higher in the high potential group when compared to the low potential group (21.5% vs. 10.4%, respectively; p<0.001). Conclusion: The CMJF female students with high sporting potential had greater family support and greater sporting experience compared to the low potential group, suggesting that family support is environmental indicator that differentiates sporting potential of school-level student-athletes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15722
ISSN: 2357-8432
Licença: O periódico Coleção Pesquisa em Educação Física permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 17 mar. 2015.
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