Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15715
Título: Educação física e Covid-19 : o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais.
Título(s) alternativo(s): Physical education and Covid-19 : what do the protocols for going back to presential classes say.
Autor(es): Ungheri, Bruno Ocelli
Silva, Gabriel Luiz da
Falcão, Denise
Ferreira, Renato Melo
Soares, Everton Rocha
Palavras-chave: Escola
Pandemia
School
Pandemic
Data do documento: 2022
Referência: UNGHERI, B. O. et al. Educação física e Covid-19: o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais. Revista Pensar a Prática, v. 25, 2022. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68321>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: Diante do cenário causado pela SARS-CoV-2, este estudo buscou identificar diretrizes das unidades da federação brasileira e refletir sobre os impactos na Educação Física no retorno presencial. Analisou-se quatorze documentos oficiais elaborados até setembro de 2020, utilizando-se de Análise de Conteúdo. Identificaram-se diretrizes gerais de higienização para prevenção do contágio no ambiente escolar e orientações específicas à Educação Física, como reorganização dos espaços, proibição de eventos e atividades coletivas, suspensão de atividades esportivas e adoção de aulas teóricas. Concluiu-se que os protocolos abordam nuances próprias da Educação Física, mas são notáveis os limites de infraestrutura, recursos humanos e materiais para viabilizar o retorno seguro e igualitário.
Resumo em outra língua: Given the scenario caused by SARS-CoV-2, this study aiming to identify the guidelines of Brazilian units federation and reflect about impacts of returning on Physical Education. Fourteen official documents prepared by September 2020 were analyzed, using Content Analysis technique. General hygiene guidelines for prevention of contagion in the school environment and specific guidelines for Physical Education were identified, such as reorganization of school spaces, prohibition of events and collective activities, suspension of sports activities and adoption of theorical classes. It was concluded that the protocols address specific nuances to Physical Education, but the limits of infrastructure and human and material resources are remarkable to enable safe return in an equal way.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15715
DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68321
ISSN: 1980-6183
Licença: Este é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoFísicaCovid.pdf268,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.