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Título: Resiliência (?) das agências receptivas da cidade histórica de Ouro Preto (MG).
Título(s) alternativo(s): Resilience (?) of receptive agencies in the historic city of Ouro Preto (Brazil).
Autor(es): Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Molina, Gabriela Felipeti
Palavras-chave: Mercado turístico
Agenciamento de viagens
Gestão de viagens
Pandemia
Data do documento: 2022
Referência: FONSECA FILHO, R. E.; MOLINA, G. F. Resiliência (?) das agências receptivas da cidade histórica de Ouro Preto (MG). Ateliê do Turismo, v. 6, n. 1, p. 99-119, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/14515>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O agenciamento turístico é um importante setor do turismo, tanto pela distribuição quanto pela produção da oferta turística. Na cidade histórica de Ouro Preto (MG) há diversos atrativos comercializados por agências de turismo, contanto não há estudos focados nas agências receptivas do município que, assim como o turismo, vem sendo impactadas pelas mudanças no mercado, com a atuação das agências virtuais e a própria Pandemia da Covid-19. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de conhecer melhor o agenciamento turístico do município e identificar sua resiliência diante da pandemia. A metodologia contou com revisão bibliográfica/digital e documental de agenciamento turístico e temas afins; sistematização de base de dados de agências de turismo; elaboração de instrumento de coleta de dados qualitativo e entrevista remota junto às agências de turismo do município. Os resultados apontam que: a maior parte das agências entrevistadas é de viagens, de porte pequeno, receptiva e focadas no segmento do ecoturismo; os gestores são os próprios proprietários, homens, negros, de meia idade e média instrução; se preocupam-se com os protocolos sanitários nos roteiros para a saúde dos clientes e, por outro lado, com o apoio governamental para a crise econômica gerada pela pandemia. Conclui-se que as agências demonstram resiliência no enfrentamento da pandemia, mas de forma frágil. Espera-se que as informações sejam utilizadas pelas instâncias de decisão pública e privada, para adaptação das políticas públicas de turismo e melhor gestão dos empreendimentos, respectivamente, preparando melhor o mercado para a retomada pós-pandemia.
Resumo em outra língua: Tourism agency is an important sector of tourism, both for the distribution and the production of the tourist offer. In the historic city of Ouro Preto (Brazil) there are several attractions marketed by tourism agencies, as long as there are no studies focused on receptive agencies in the city which, like tourism, has been impacted by changes in the market, such as travel agencies and the pandemic of Covid19. Thus, the objective of this work was to better understand the tourist agency in the city and identify its resilience facing the pandemic situation. The applied methodology included a bibliographic, digital and documentary review of tourist agency and related topics; systematization of tourist agencies' databases; qualitative data collection method and remote interview with tourist agencies in the city. The results show that: most of the agencies interviewed are travel agencies, small, receptive and and focused on ecotourism activities; managers are owners, male, black, middle-aged and middle-educated; they are concerned with the sanitary protocols concerned to the client health scripts and, on the other hand, with government support for an economic crisis generated by the pandemic. It is concluded that the agencies demonstrate resilience in confronting the pandemic, but in a fragile way. It is expected that the information used by public and private decisions, for adaptation of public tourism policies and better management of enterprises, respectively, prepare the market better for the resumption of the post-pandemic.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15656
ISSN: 2594-8407
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
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