Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15462
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, Hércules Tolêdo-
dc.contributor.authorMattos, Elton Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-09-21T21:00:43Z-
dc.date.available2022-09-21T21:00:43Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCORREA, H. T.; MATTOS, E. F. de. Formação de leitores no âmbito do projeto de extensão carro-biblioteca da UFOP. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 15, n. 27, p. 147-165, 2021. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/10545>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2179-2534-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15462-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo geral analisar as ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais especificamente de leitores literários. A investigação fundamenta-se em estudos sobre o letramento, letramento literário e mediação de leitura. Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Assinalamos as práticas de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como a contação de histórias; os jogos e brincadeiras e as rodas de leitura. Após análise do conteúdo dos dados coletados, ratificamos a importância do Projeto na formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Identificamos, ainda, de forma mais sistemática, como ocorre essa colaboração universidade- comunidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titleFormação de leitores no âmbito do projeto de extensão carro-biblioteca da UFOP.pt_BR
dc.title.alternativeTraining readers in the context of the UFOP mobile car-library extension project.pt_BR
dc.title.alternativeFormación de lectores en el contexto del proyecto de extensión de autobus Biblioteca UFOP.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Poiésis permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/295>. Acesso em: 07 jul 2022.pt_BR
dc.description.abstractenThis article aims to analyze the actions of the UFOP Bus-Library Extension Project for the training of readers, especially the training of literary readers. The specific objectives of the work are: to identify the practices of literary literacy that occurred within the scope of the Bus-Library Project work; analyze the project's contributions to the formation of readers, more specifically literary readers. The investigation is based on studies on literacy, literary literacy and reading mediation. As a research methodology, we adopted a qualitative approach through documentary research and semi-structured interviews. We point out the practices of literary literacy and the methodologies applied in each event held, such as storytelling; games and reading wheels. After analyzing the content of the collected data, we ratify the importance of the Project in the formation of readers, specifically literary readers, by appearing in communities, proposing literary activities and making books available. We also identified, in a more systematic way, how this university-community collaboration takes place.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19177/prppge.v15e272021147-165pt_BR
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoLeitoresÂmbito.pdf721,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.