Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15461
Título: Livro-objeto, livro-brinquedo e livro de artista : uma leitura de Se eu abrir esta porta agora...
Título(s) alternativo(s): Object book, toy book and artist book : a reading of If I open this door now...
Autor(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Livro para crianças
Materialidade do livro para crianças
Projeto gráfico
Data do documento: 2022
Referência: CORREA, H. T. Livro-objeto, livro-brinquedo e livro de artista: uma leitura de Se eu abrir esta porta agora... Textura, v. 24, n. 58, p. 6-23, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6715>. Acesso em: 06 jul 2022.
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir algumas questões relativas à caracterização do livro como “objeto”, “brinquedo” e “de artista”, valendo-se fundamentalmente da obra Se eu abrir esta porta agora..., de Alexandre Rampazo. Para análise da publicação, ancoramo-nos em estudos sobre a materialidade do livro para crianças. Procuramos, ainda, discutir potencialidades pedagógicas da obra. O trabalho se insere num projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “Literatura e Visualidade: a importância do projeto gráfico em livros premiados para crianças na contemporaneidade”, cujo objetivo geral é analisar a importância do projeto gráfico na leitura e na mediação de leitura, evidenciando a materialidade do livro.
Resumo em outra língua: This article aims to discuss some issues related to the characterization of the book as “object”, “toy” and “artist's”, fundamentally using the work If I open this door now..., by Alexandre Rampazo. To analyze the publication, we anchored in studies on the materiality of children's books. We also seek to discuss the work's pedagogical potential. The work is part of a broader research project, entitled "Literature and Visuality: the importance of graphic design in awarded books for children today", whose general objective is to analyze the importance of graphic design in reading and reading mediation, highlighting the materiality of the book.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15461
DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.58-1
ISSN: 1518-4919
Licença: O periódico Textura - Revista de Educação e Letras permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/790>. Acesso em: 27 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LivroObjetoLivro.pdf386,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.