Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15126
Título: Questão ambiental no serviço social : afinal do que se trata?
Título(s) alternativo(s): Environmental issue in social work, what is it?
Autor(es): Mascarenhas, Raquel Mota
Palavras-chave: Estado de arte
State art
Data do documento: 2021
Referência: MASCARENHAS, R. M. Questão ambiental no serviço social: afinal do que se trata? Temporalis, Brasília, n. 41, p. 381-396, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/33255>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar uma análise histórica do estudo da questão ambiental na área de conhecimento do Serviço Social brasileiro, visando identificar i) a emergência da temática ambiental e ii) quais conceitos de questão ambiental são cunhados e/ou mais referenciados. A partir da pesquisa bibliográfica, pode-se aferir que a temática tem um percurso de construção de cerca de três décadas, visto ser na década de 1990 quando ocorre o início da produção teórica, indo da ausência de formulação de um conceito de questão ambiental à sua construção, que é permeada por um conjunto de disputas e tensionamentos.
Resumo em outra língua: The objective this article is historical analysis study environmental question in Brazilian Social Work identify i) emergency environmental thematic and ii) which are environmental question built and/or most referenced. From bibliographic research, concluded thematic started after three decades, at 1990s first production, from absence formulation going construction environmental question concept permeated disputes and tensions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15126
DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p381-396
ISSN: 2238-1856
Licença: Esta obra está sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DESSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_QuestãoAmbientalServiço.pdf361,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.