Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15116
Título: Um modelo de programação linear inteira mista para a blendagem de minério e alocação de equipamentos de carga em uma mina de cobre.
Autor(es): Coutinho, Natanael Salgado
Orientador(es): Cota, Luciano Perdigão
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos - blendagem
Sistema de suporte de decisão
Armazenamento e transporte de carga
Data do documento: 2022
Membros da banca: Cota, Luciano Perdigão
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Santos, Iranildes Daniel dos
Oliveira, Fernando Bernardes de
Coelho, Igor Machado
Referência: COUTINHO, Natanael Salgado. Um modelo de programação linear inteira mista para a blendagem de minério e alocação de equipamentos de carga em uma mina de cobre. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este trabalho trata um problema de blendagem de minério e alocação de equipamentos de carga em uma mina de cobre a céu aberto. Neste problema, o minério disponível para a alimentação da usina está localizado em frentes de lavra e pilhas. Escavadeiras e pás mecânicas são utili- zadas para a retomada de minério, que é encaminhado para usina por meio de caminhões. O objetivo neste problema é gerar um planejamento de blendagem e alocação dos equipamentos de carga que minimize os desvios das metas de produção e qualidade no atendimento da usina. Para resolver o problema foi proposto um sistema de suporte à decisão por meio de uma for- mulação de programação linear inteira mista. Dados reais de uma mina de cobre da empresa Vale S.A. foram utilizados para validar o modelo matemático. Anteriormente ao sistema pro- posto, as decisões eram tomadas pela equipe de planejamento por meio de planilhas digitais e um tempo considerável era dispendido para se encontrar uma solução viável. Nos experimentos computacionais, o modelo foi avaliado em dois cenários reais da mina em estudo, o primeiro com todos os equipamentos de carga disponíveis e o segundo com parada para manutenção de metade desses equipamentos. O sistema de suporte à decisão foi capaz de encontrar a solução ótima de maneira instantânea nos cenários avaliados, validando-o como ferramenta de suporte à decisão para os cenários descritos.
Resumo em outra língua: This work deals with an ore blending problem and the shovel allocation in an open-pit copper mine. In this problem, the ore available to feed the plant is located in ore fronts and stockpiles. Excavators and shovels are used to extract ore, which is sent to the plant by trucks. The goal is to create a blending plan and loading equipment allocation that minimizes deviations from production and quality goals from the plant. We propose a decision support system based on mixed-integer linear programming to solve the problem. We use real data from a copper mine from the Vale S.A. to validate the formulation. In the study mine, people responsible for planning used digital spreadsheets and spend a considerable time finding a feasible solution. The formulate was evaluated in two real scenarios in the computational experiments. In the first scenario, there are all loading equipments available, and in the second, there are 50% of the load equipment available, of which 50% is stopped for maintenance. The decision support system was able to instantly find the optimal solution in the evaluated scenarios, validating it as a decision support tool for the described scenarios.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15116
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ModeloProgramaçãoLinear.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons