Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15084
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Luciana da Costapt_BR
dc.contributor.authorMaia, Ricardo José Correia-
dc.date.accessioned2022-08-04T20:22:44Z-
dc.date.available2022-08-04T20:22:44Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMAIA, Ricardo José Correia. Virtualidades ciborgue: poéticas de uma cena expandida. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15084-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a potência dos corpos do ator e do performer enquanto sociopolíticos a partir de uma base teórica construída com ênfase no diálogo entre a Filosofia e as Artes Cênicas. O Ciborgue, manifestado por Donna Haraway, é o condutor fundamental para o entendimento desta proposta, onde através de um devir ciborgue busca-se compreender as possibilidades criativas em processos de criação de presença performativa. Assim, para compreender melhor a relação entre tecnologia e performance, são abordados trabalhos nos campos da dança, teatro, performance e cinema. Tomando como base este aparato teórico, a pesquisa caminha para refletir tais teorias em um olhar para a performance em ambientes virtuais, especialmente no cenário de Streaming de jogos virtuais, buscando compreender as interseções entre a Performance, o Corpo Ciborgue e as possíveis realidades virtuais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCiborguept_BR
dc.subjectVirtualidadept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleVirtualidades ciborgue : poéticas de uma cena expandida.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeDias, Luciana da Costapt_BR
dc.contributor.refereeVelardi, Maríliapt_BR
dc.contributor.refereeGasperi, Marcelo Eduardo Rocco dept_BR
dc.description.abstractenThe following dissertation focuses on the reflection about the power of the actor’s body and performer while socio-political beings from a theoretical basis developed with stress on the dialogue between Philosophy and Performing Arts. The Cyborg, expressed by Donna Haraway, is the key conductor for the understanding of this proposal, where through a becoming cyborg one seeks to comprehend the creative possibilities in the creation processes and performing presence. Thus, for better understanding of the technology-performance relation will be used works of dance, theater, performance and cinema. This theoretical apparatus as our guide, this study will analyze and reflect such theories with a view to the performance in virtual environments, especially in the on-line game streaming scenario, searching to comprehend the intersections of Performance, Cyborg Body and the possible virtual realities.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VirtualidadeCiborguePoéticas.pdf9,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons