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Título: A contribuição da Estratégia Saúde da Família na formação em saúde : uma análise dos processos formativos, do exercício da preceptoria e educação interprofissional na Unidade Básica de Cabanas, Mariana, Minas Gerais.
Autor(es): Oliveira, Naiara Alvares de
Orientador(es): Figueiredo, Adriana Maria de
Palavras-chave: Preceptoria
Educação permanente
Educação interprofissional
Atenção primária à saúde
Estratégia saúde da família
Data do documento: 2022
Membros da banca: Figueiredo, Adriana Maria de
Koifman, Lilian
Azevedo, Diana Paola Gutierrez Diaz de
Referência: OLIVEIRA, Naiara Alvares de. A contribuição da Estratégia Saúde da Família na formação em saúde: uma análise dos processos formativos, do exercício da preceptoria e educação interprofissional na Unidade Básica de Cabanas, Mariana, Minas Gerais. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A formação em saúde é contemplada pela interlocução entre ensino, serviço, gestão e controle social. A Estratégia Saúde da Família representa o serviço prestado na Atenção Primária à Saúde, com atuação nos processos educativos junto aos usuários e estudantes em diversos níveis de formação. Essa contribuição se mostra na Unidade Básica de Saúde de Cabanas no município de Mariana, Minas Gerais, nos diversos projetos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, assim como no exercício da preceptoria no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde nas suas várias edições. Os processos formativos estão sofrendo mudanças com as novas demandas dos estudantes, que trazem processos reflexivos bem mais estruturados. Há uma necessidade crescente de aprofundamento teórico que proporcione uma formação voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde do Brasil. Os objetivos principais deste trabalho foram: analisar o significado atribuído ao exercício da preceptoria e formação em saúde pelos profissionais da UBS Cabanas e conhecer o perfil da Educação em Saúde da UBS Cabanas e analisar a interlocução entre os eixos da formação em saúde no território.O método escolhido foi uma pesquisa qualitativa descritiva que foi desenvolvida através da triangulação envolvendo aplicação de questionário e entrevistas com os profissionais da unidade que participam dos processos formativos no território, observação da formação no cenário de aprendizagem de Cabanas e análise documental dos produtos e dos contratos pactuados na formação em saúde.Uma equipe de saúde que preza pela atenção centrada no estudante pode garantir melhorias significativas nos processos de trabalho. Todas as contribuições dos estudantes, seja do PET- Saúde, assim como atuação com os estudantes da graduação, foram muito válidas para o serviço, uma vez que o olhar do outro consegue captar nuances que a própria equipe de trabalho não consegue atentar para alguns nós críticos na rotina da Saúde da Família. Um projeto de um curso de formação para preceptores foi um dos principais produtos desse processo de trabalho, pois uma equipe fortalecida consegue trabalhar de forma colaborativa, criando uma identidade interprofissional.
Resumo em outra língua: The health training is contemplated by the interlocution of teaching, assistance, management and community. The Health Family Strategy represents the assistance of Primary Health Care through the education of the community and students in many levels of training. This contribution is shown at the Basic Health Unit of Cabanas, city of Mariana, Minas Gerais through many projects developed in partnership with the Federal University of Ouro Preto, so like this the preceptorship in the Education for the Work to the Health Program in many editions. The health training is changing because the students have new demands that bring new reflections to the health process. There is an increasing necessity for theoretical deepening that provides health training based on the necessities of the Single System of Health. The main objectives of this work were: to analyze the meaning attributed to the exercise of preceptorship and training in health by professionals at UBS Cabanas and to know the profile of Health Education at UBS Cabanas and to analyze the dialogue between the axes of health training in the territory.The method chosen was a descriptive qualitative research that was developed through triangulation involving the application of a questionnaire and interviews with the professionals of the unit who participate in the training processes in the territory, observation of training in the learning scenario of Cabanas and documentary analysis of products and contracts agreed in health training.The health team that focuses on the student-centered atte can guarantee significant improvements in work processes. All the students' contributions, in the PET- Saúde and graduation were very valid from the service since the students' gaze is able to capture nuances that the health team cannot see in the routine of ESF. A project of formation in preceptorship was built as one of the main products of this work process because a strengthened team can work in a collaborative way, creating an interprofessional identity.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15081
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Aparece nas coleções:PROFSAÚDE - Mestrado (Dissertações)

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