Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15027
Título: Autorreferência e autorreflexão em Favela Vive : rap e representação de uma sociabilidade marcada pela tensão entre vida e morte.
Autor(es): Costa, Camila Campos
Orientador(es): Coração, Cláudio Rodrigues
Palavras-chave: Rap - música
Redenção
Reflexão - filosofia
Representação - filosofia
Data do documento: 2022
Membros da banca: Coração, Cláudio Rodrigues
Corrêa, Laura Guimarães
Prado, Denise Figueiredo Barros do
Referência: COSTA, Camila Campos. Autorreferência e autorreflexão em Favela Vive: rap e representação de uma sociabilidade marcada pela tensão entre vida e morte. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Oriundo de Teresópolis (RJ), Além da Loucura (ADL) é um grupo de rap formado pelos artistas Lord e DK-47 e pelo produtor musical Índio. Em Favela Vive, convidam rappers vinculados à periferia, de diferentes estados, para uma cypher, gênero musical que reúne letras inéditas, geralmente com um tema em comum, nesse caso, a realidade na favela. Estudando o rap, que para além de um gênero musical é uma expressão cultural social e racialmente marcada, podemos elucidar questões sociais latentes que transbordam na cypher em uma espécie de crônica do cotidiano repleta de crítica social e política. Deste modo, tomando as quatro edições da cypher Favela Vive (2016 a 2020) - tanto os elementos discursivos quanto os estético-políticos - enquanto representações e tendo a cultura da mídia como aporte, nosso objetivo é: investigar o contexto social dos rappers; identificar as implicações das manifestações políticas e estéticas de Favela Vive; compreender os sentidos que despertam das referências de diferentes ordens implícitas na produção e; promover reflexões sobre a nostalgia, a melancolia, a memória e o afropessimismo. Por meio do estudo cultural multiperspectivo, dos estudos decoloniais e do reconhecimento da cypher enquanto sujeito e teoria, essencialmente, buscamos vislumbrar como Favela Vive produz o mundo ao seu redor por meio da linguagem e como esse mundo pode se transformar a partir desse movimento. Sendo assim, no acúmulo de nossas discussões, sedimentamos como categorias de análise a autorrepresentação, o saudosismo estético e os usos da raiva, a fim de compreender o processo narrativo discursivo da cypher. Diante do relato de uma sociabilidade específica, marcada pela tensão entre vida e morte, identificamos que a autorrepresentação em Favela Vive é trabalhada no limiar da autorreferencialidade e da autorreflexão em busca de uma redenção, isto é, uma ideia de futuro em que a favela viva. Frente a um contexto de desumanização de determinados sujeitos, os sentidos ecoados pelos rappers transcendem a denúncia de um cotidiano em que o risco de morte é constante, pois configuram-se enquanto ações de re-existência que estimulam a necessidade de memória diante de um passado que persiste e, em última instância, conduzem a elaboração de uma teoria própria, nos termos de bell hooks (2019).
Resumo em outra língua: Originally from Teresópolis (RJ), Além da Loucura (ADL) is a rap group formed by the artists Lord and DK-47 and by the musical producer Índio. In Favela Vive, rappers linked to the periphery were invited, from different states, to join a cypher, i.e. a musical genre that brings together new lyrics, usually with a common theme, in this case, the reality in the favela. By studying rap, which, in addition to being a musical genre, is a socially and racially marked cultural expression, we can elucidate latent social issues that overflow in the music sequence into somewhat a daily chronicle full of social and political criticism. Therefore, taking the four editions of the Favela Vive cypher (2016 to 2020) - the discursive elements as well as the aesthetic-political ones - as representations, and having the mediatic culture as a contribution, our goal is: to investigate the social context of rappers; to identify the implications of the political and aesthetic manifestations of Favela Vive, to understand the meanings that arise from the references of different orders implicit in the production, and to promote reflections about nostalgia, melancholy, memory, and afropessimism. Through a multi-perspective cultural study, from decolonial studies, and recognizing the cypher as subject and theory, essentially, we seek to observe how Favela Vive produce the world around through the language and how this world can change from this movement. Therefore, in our discussion, we sediment as analyze classes the selfrepresentation, the aesthetic nostalgia and the uses of anger, aim to comprehend the narrative discursive process of the cypher. Confronted by the report of specific sociability, marked by the tension between life and death, we identify that the self-representations of Favela Vive are handled on the threshold of self-referentiality and self-reflection that seeks redemption to some degree, i.e., an idea of the future in which the favela lives. Faced with the dehumanization context of certain subjects, the meanings echoed by rappers transcend the denunciation of daily life in which the risk of death is constant, as they are configured as actions of re-existence that stimulate the need for memory in the face of a persistent past, and, ultimately, leads to an elaboration of their own theory, in bell hooks (2019) terms.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15027
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AutorreflexãoAutorreferênciaFavela.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons