Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14987
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSól, Vanderlice dos Santos Andradept_BR
dc.contributor.authorSoares, Rosiane Camilo Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-06-14T20:59:54Z-
dc.date.available2022-06-14T20:59:54Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Rosiane Camilo Gonçalves. Emoções e constituição identitária de aprendizes de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14987-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral analisar as emoções que permeiam a constituição identitária de estudantes do Ensino Médio (EM) para o aprendizado de Língua Inglesa (LI) em uma escola pública. De maneira mais específica, a intenção foi investigar os fatores emocionais que permeiam o aprendizado dos estudantes de LI do EM em uma escola pública, mapear as representações dos aprendizes do EM sobre a aprendizagem de LI e compreender a constituição identitária dos aprendizes de LI do EM em uma escola pública. O percurso teórico-metodológico desta pesquisa está ancorado nos pressupostos discursivos franco-brasileiros (CORACINI, 2003; 2007; SÓL 2014; 2015; 2020a, 2020b; GRIGOLETTO, 2007), na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2021), na perspectiva psicanalítica (REVUZ, 1998) e na Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Esta pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, sendo um estudo de caso. Teve como participantes cartorze alunos do EM de uma escola pública localizada na Região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de um questionário semiestruturado, narrativas escritas e visuais. As narrativas visuais enriqueceram o corpus do trabalho, pois, além de complementarem as narrativas escritas, nelas foram apresentadas singularidades não relatadas na modalidade escrita. Os resultados apontam para a reflexão sobre os métodos que nós, professores, utilizamos em nossas salas de aulas, pois eles podem contribuir tanto para a participação efetiva, como para a recusa da realização das atividades propostas. Este estudo contribuiu também para a ampliação do olhar sobre a motivação e emoções dos estudantes de LI do EM da escola pública e para (re)pensar quais fatores que os movem para continuar investindo no aprendizado de LI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleEmoções e constituição identitária de aprendizes de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSól, Vanderlice dos Santos Andradept_BR
dc.contributor.refereePimenta, Viviane Raposopt_BR
dc.contributor.refereeFernandes, Gláucio Geraldo de Mourapt_BR
dc.description.abstractenThis study aimed to analyze the emotions that permeate the identity constitution of high school students to learn English Language (EL) in a public school. More specifically, the intention was to investigate the emotional factors that permeate the learning of High School Students in a public school, to map the representations of EM learners about the learning of English and to understand the identity constitution of High School Students in a public school. The theoretical-methodological course of this research is anchored in the Franco-Brazilian discursive perspective (CORACINI, 2003; 2207; SÓL 2014, 2015, 2020a, 2020b; GRIGOLETTO 2007), Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006, RAJAGOPALAN, 2021), psychoanalytic perspective (REVUZ, 1998) and Social Semiotics (KRESS; VAN LEEUWEEN, 2006). This research is qualitative, ethnographic and it is a case study and had as participants fourteen high school students from a public school located in the Region of the Inconfidentes. The corpus was formed through a semi-structured questionnaire, written and visual narratives. The visual narratives enriched the corpus of the work, as in addition to complementing the written narratives, singularities not reported in the written modality were presented in them. The results point to a reflection on the methods that we teachers use in our classrooms, as they can contribute both to effective participation and to the students to engage in the proposed activities. This study also contributed to the expansion of the view on the motivation and emotions of public high school students of EL and to (re)think which factors move them to continue investing in learning EL.pt_BR
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EmoçõesConstituiçãoIdentitária.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons