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Título: Análise do processo de argumentação por analogia na abordagem de uma questão sociocientífica sobre a mineração.
Autor(es): Damascena, Kênia Basto
Orientador(es): Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Discussões e debates - estudo e ensino - ensino médio
Ciência - estudo e ensino
Estudantes do ensino médio - Mariana - Minas Gerais
Minas e recursos minerais - estudo dirigido - estudantes
Data do documento: 2020
Membros da banca: Mozzer, Nilmara Braga
Ibraim, Stefannie de Sá
Corrêa, Hércules Tolêdo
Referência: DAMASCENA, Kênia Basto. Análise do processo de argumentação por analogia na abordagem de uma questão sociocientífica sobre a mineração. 2020. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de argumentação por analogia no contexto de um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) relacionada ao tema mineração. Consideramos as QSC como situações ou problemas tipicamente controversos, visto que tendem a ter inúmeras soluções plausíveis e não apresentam conclusões simples. Essas possíveis soluções podem ser fundamentadas por uma variedade de aspectos emocionais, intuitivos, morais, sociais, políticos, econômicos e éticos, além dos científicos. A abordagem de QSC no ensino de Ciências pressupõe a promoção de um ambiente argumentativo, no qual essas soluções podem ser propostas e problematizadas. Em nossa pesquisa, assumimos a hipótese de que a argumentação por analogia pode favorecer a expressão e o debate de ideias e pontos de vista pelos estudantes, uma vez que possibilita estabelecimentos de relações de similaridade entre situações familiares e novas. A perspectiva de argumentação que embasa nosso trabalho centra-se nos pressupostos da nova dialética, a qual se interessa pelo estudo do uso que o argumentador faz das proposições no diálogo, a fim de alcançar um objetivo. Nessa perspectiva, o argumento é definido como uma alegação que, de acordo com as regras do diálogo racional, deve ser coerente com a conclusão do argumentador, a fim de comprová-la ou explicá-la. Esse estudo foi realizado com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual situada em Mariana, Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em áudio e vídeo de todas as aulas em que a sequência didática (SD) foi desenvolvida, de anotações de campo e das respostas escritas dos estudantes nas folhas de atividade. Para a análise dos dados, selecionamos e transcrevemos episódios de ensino nos quais foram identificados momentos de criação, expressão e negociação de argumentos de analogia pelos grupos de estudantes pesquisados, em duas aulas da SD destinadas à preparação e realização de um júri simulado. Neste júri, os estudantes simularam posicionamentos contra e a favor a implementação de uma indústria mineradora em uma cidade e os argumentos foram elaborados para defender e refutar tais posicionamentos. Na análise dos processos de construção e crítica dos argumentos e contra- argumentos de analogia pelos estudantes nos valemos do esquema de Walton, do quadro de mapeamento proposto por Mozzer e Justi e da tipologia de Shelley. Nesses processos, os estudantes buscaram sustentar seus posicionamentos em comparações entre situações que representavam vantagens e riscos sociais, econômicos, ambientais e políticos decorrentes e a situação da possível implementação da indústria mineradora. Concluímos que o processo de argumentação por analogia na discussão de uma QSC forneceu oportunidades para que os estudantes desenvolvessem habilidades críticas de analisar e validar argumentos a fim de defender seu ponto de vista e de convencer seus pares. Isso se deu, principalmente, a partir dos questionamentos críticos da professora que permitiram aos estudantes avaliar as relações de similaridade e as conclusões dos argumentos com base no grau de confiabilidade das evidências que as sustentavam. Como principal implicação dessa pesquisa, consideramos relevante que as ferramentas usadas por nós para o acompanhamento e a avaliação da qualidade dos raciocínios argumentativos dos estudantes sejam investigadas em outros contextos e níveis de ensino. Apontamos também a necessidade de se investigar se e como questionamentos críticos voltados aos aspectos morais e éticos influenciariam na avaliação dos argumentos pelos estudantes.
Resumo em outra língua: The main objective of this research is to investigate the argumentation process by analogy in the context of a simulated jury on a socioscientific issue (SSI) related to the theme of mining. We consider SSI to be typically controversial situations or problems, as they tend to have numerous plausible solutions and do not present simple conclusions. These possible solutions can be based on a variety of emotional, intuitive, moral, social, political, economic and ethical aspects, in addition to the scientific ones. The SSI approach in science education presupposes the promotion of an argumentative environment, in which these solutions can be proposed and problematized. In our research, we hypothesized that argumentation by analogy can favor the expression and debate of ideas and points of view by students, since it enables establishing similar relationships between known and new situations. The perspective of argumentation that underlies our work focuses on the assumptions of the new dialectic, which is interested in study of the argumenter's use of propositions in dialogue, in order to achieve an objective. From this perspective, the argument is defined as a claim that, according to the rules of rational dialogue, must be consistent with the argumenter's conclusion, in order to prove or explain it. This study was carried out with students of the third year of High School of a public school located in Mariana, Minas Gerais. Data collection was performed using audio and video records of all classes in which the didactic sequence (DS) was developed, field notes and students' written responses on the activity sheets. For data analysis, we selected and transcribed teaching episodes in which moments of creation, expression and negotiation of arguments of analogy were identified by the groups of students surveyed, in two classes of the DS aimed at preparing and conducting a simulated jury. In this jury, the students simulated positions for and against the implementation of a mining industry in a city and the arguments were developed to defend and refute such positions. In the analysis of the processes of construction and criticism of the arguments and counter-arguments of analogy by the students, we use the Walton scheme, the mapping framework proposed by Mozzer and Justi and the Shelley’s typology. In these processes, students sought to support their positions in comparisons between situations that represented social, economic, environmental and political advantages and risks arising and the situation of the possible implementation of the mining industry. We conclude that the process of arguing by analogy in discussing a SSI provided opportunities for students to develop critical skills of analyzing and validating arguments in order to defend their point of view and to convince their peers. This was mainly due to the teacher's critical questions that allowed students to assess the similarity relationships and the conclusions of the arguments based on the degree of reliability of the evidence that supported them. As the main implication of this research, we consider it relevant that the tools used by us for monitoring and assessing the quality of students' argumentative reasoning are investigated in other contexts and levels of education. We also point out the need to investigate whether and how critical questions related to moral and ethical aspects would influence the evaluation of arguments by students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14981
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
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