Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14886
Título: The Handmaid’s Tale e a emergência de uma situação comunicacional.
Autor(es): Araújo, Aryanne de Oliveira
Orientador(es): Silva, Karina Gomes Barbosa da
Palavras-chave: Tempo - sistemas e padrões
Gênero
Comunicação audiovisual
Data do documento: 2022
Membros da banca: Silva, Karina Gomes Barbosa da
Biondi, Angie Gomes
Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado
Referência: ARAÚJO, Aryanne de Oliveira. The Handmaid’s Tale e a emergência de uma situação comunicacional. 2022. 200 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O intuito desta pesquisa é analisar as condições temporais e materiais que tornaram possíveis a emergência da primeira temporada de The Handmaid’s Tale enquanto uma situação comunicacional. A série de televisão foi lançada em 2017 pelo canal on-demand Hulu, criada por Bruce Miller e inspirada no livro homônimo de 1985 escrito por Margaret Atwood. A narrativa apresenta um futuro distópico em que um estado autoritário, teocrático e patriarcal estabelece uma nova ordem dominante na República de Gilead. A análise que propomos situa a série na conjuntura histórica em que é produzida, veiculada e recebida, bem como os modos como ela incorpora as posições políticas e ideológicas das leituras feministas sobre a sociedade e as lógicas e operações do patriarcado sobre os corpos femininos. Apresentamos os principais conceitos de tempo que dialogam com o caráter distópico da série e seu embaralhamento temporal. Discutimos sobre a expansão da televisão e sua complexidade narrativa bem como as lógicas patriarcais do cinema e seus modos de espectatorialidade no que concerne à concepção, exibição e consumo de corpos femininos em cena. Ao final, evidenciamos os embaralhamentos das instâncias temporais, as disposições dos corpos em cena e suas aberturas de leitura para o contexto que circunda a série e as questões que ela suscita sobre o atual momento. The Handmaid’s Tale encontra-se em um jogo de poderes, entre reforçar estéticas e fetichismos machistas do audiovisual, assim como o de levantar a questão das violências de gênero, dando luz ao sombrio contexto de ressurgimento de pautas radicais de direita no poder, luz essa que nos serve de aviso, de alerta de incêndio em nosso presente.
Resumo em outra língua: The purpose of this research is to analyze the temporal and material conditions that made possible the emergence of the first season of The Handmaid's Tale as a communicational situation. The television series was launched in 2017 by the on-demand channel Hulu, created by Bruce Miller and inspired by the 1985 book of the same name written by Margaret Atwood. The narrative presents a dystopian future in which an authoritarian, theocratic and patriarchal state establishes a new ruling order in the Republic of Gilead. The analysis we propose places the series in the historical context in which it is produced, broadcast and received, as well as the ways in which it incorporates the political and ideological positions of feminist readings on society and the logics and operations of patriarchy on female bodies. We present the main concepts of time that dialogue with the dystopian character of the series and its temporal shuffling. We discuss the expansion of television and its narrative complexity as well as the patriarchal logics of cinema and its modes of spectatorship with regard to the conception, exhibition and consumption of female bodies on stage. At the end, we highlight the shuffling of temporal instances, the dispositions of bodies on stage and their openings for reading the context that surrounds the series and the questions it raises about the current moment. The Handmaid's Tale finds itself in a power game, between reinforcing sexist aesthetics and audiovisual fetishisms, as well as raising the issue of gender violence, giving light to the dark context of the resurgence of radical right-wing agendas in power, in light of this which serves as a warning, a fire alert in our present.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14886
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/04//2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Handmald'sTaleEmergência.pdf5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons