Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14884
Título: Guia de aves urbanas de Ouro Preto : um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas.
Autor(es): Tavares, Bruna Vitor
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Azevedo, Cristiano Schetini de
Palavras-chave: Áreas urbanas
Avifauna
Teoria Ator-Rede
Aves de Ouro Preto
Formação inicial
Data do documento: 2022
Membros da banca: Hoffmann, Marilisa Bialvo
Zama, Uyrá dos Santos
Azevedo, Cristiano Schetini de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Referência: TAVARES, Bruna Vitor. Guia de aves urbanas de Ouro Preto: um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A pesquisa “Guia de Aves Urbanas de Ouro Preto: um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas” teve como objetivo descrever os processos de formação proporcionados por um minicurso sobre avifauna urbana, mediado pelo ‘Guia de campo: Aves urbanas de Ouro Preto’, que foi oferecido à graduandos/as do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) de uma Universidade Federal no Estado de Minas Gerais. Como causa da urbanização, temos uma mudança significativa no ambiente, o que resulta na diminuição e homogeneização da avifauna. Tal diminuição possui relação direta com as mudanças climáticas, assim como com os novos desafios para a sobrevivência de espécies em áreas urbanas, devido à perda de áreas verdes e à impermeabilização de solos. Dessa maneira, propôs-se, como produto educacional, a elaboração de um guia de identificação de aves urbanas do município de Ouro Preto/MG. Para construção do guia, foram utilizadas informações relativas aos estudos ornitológicos, cedidas por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto, que também colaboraram com a cessão de fotos ilustrativas que compuseram o produto. Nesse guia, constam informações básicas da biologia e do grau de ameaça de extinção das espécies. Após sua conclusão, o produto educacional foi utilizado em um minicurso com graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, com conseguinte avaliação do instrumento, por parte dos cursistas. O cronograma do referido minicurso constou de três encontros, organizados por meio da plataforma virtual Google Meet, recurso adotado em função do contexto pandêmico da COVID-19, que impossibilitou qualquer tipo de encontro presencial. Para a análise dos dados coletados durante os encontros, foi utilizada a Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de evidenciar e analisar os processos de ensino e aprendizagem, associados tanto aos atores humanos quanto aos atores não-humanos, os quais estiveram, de algum modo, mobilizados nessa formação. Na análise dos resultados, após a montagem gráfica da rede obtida, o Guia de avifauna foi o que mais se destacou, junto a ele actantes como os participantes, as memórias também acabaram por se sobressair, mobilizando conhecimentos e situações não abordados no minicurso propriamente dito. O destaque obtido pelo Guia de avifauna nos levou a classificá-lo como o actante focal da rede, e devido a isto o ponto inicial de maior influência nas translações e na aprendizagem final. Devido a tais resultados pudemos comprovar a contribuição da utilização de guias de avifauna como elemento mobilizador para o ensino da Educação Ambiental no Ensino Superior.
Resumo em outra língua: The research "Guide to Urban Birds of Ouro Preto: an instrument for initial training in Biological Sciences" aimed to describe the training processes provided by a mini-course on urban avifauna, mediated by the 'Field Guide: Aves de Ouro Preto', which was offered to undergraduates of Biological Sciences at a Federal University in the state of Minas Gerais. As a cause of urbanization, we have a significant change in the environment, which results in the decrease and homogenization of the avifauna. This decrease is directly related to climate change, as well as to the new challenges to species survival in urban areas, due to the loss of areas and soil sealing. In this way, as an educational product, it was proposed the elaboration of an identification guide for urban birds in the municipality of Ouro Preto/MG. For the construction of the guide, information related to ornithological studies was used, provided by researchers from the Federal University of Ouro Preto, who also collaborated with the transfer of illustrative photos that composed the product. This guide contains basic information on the biology and threat of extinction of the species. After its conclusion, the educational product was used in a mini-course with undergraduates of Biological Sciences at the Federal University of Ouro Preto, with subsequent evaluation of the instrument by the course participants. The schedule of the aforementioned mini-course consisted of three meetings, organized through the Google Meet virtual platform, a resource adopted due to the pandemic context of COVID-19, which made any type of presential meeting impossible. For the analysis of the data collected during the meetings, the Actor-Network Theory (ANT) was used in order to evidence and analyze the teaching and learning processes, associated with both human actors and non-human actors, who were, somehow mobilized in this formation. In the analysis of the results, after the graphic assembly of the obtained network, the Avifauna Guide was the one that stood out the most, along with actants and participants; memories also ended up standing out, mobilizing knowledge and situations not addressed in the mini-course itself. The prominence obtained by the Avifauna Guide led us to classify it as the focal actant of the network, and due to this, the starting point of greatest influence on translations and final learning. Due to such results, we were able to prove the contribution of the use of bird guides as a mobilizing element for the teaching of Environmental Education in Higher Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14884
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 28/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GuiaAvesUrbanas.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AvifaunaUrbanaGuia.pdf7,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons