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Título: Produção de podcasts durante o ensino remoto emergencial (ERE) em 2021 : uma pesquisa-ação numa abordagem etnográfica digital.
Autor(es): Silva, Thiago Caldeira da
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Ensino à distância
Data do documento: 2022
Membros da banca: Corrêa, Hércules Tolêdo
Martins, Nair Prata Moreira
Bicalho, Delaine Cafiero
Referência: SILVA, Thiago Caldeira da. Produção de podcasts durante o ensino remoto emergencial (ERE) em 2021: uma pesquisa-ação numa abordagem etnográfica digital. 2022. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Coincidindo com o aumento da produção e do consumo de podcasts no Brasil, procuramos neste trabalho analisar as contribuições e apropriações do podcasting nos processos de ensino e de aprendizagem de uma comunidade escolar do ensino fundamental, durante o distanciamento social e ensino remoto emergencial (ERE) causados pela pandemia do COVID-19. Nos objetivos específicos verificamos como se deram os letramentos digitais sobre o tema pela perspectiva dos sujeitos da pesquisa (professores, pibidianos e alunos); analisamos, por meio dos processos e dos podcasts, como esta tecnologia foi apropriada pelos sujeitos da pesquisa; e investigamos até que ponto a temática engajou a comunidade escolar durante o ERE. Através de procedimentos da pesquisa-ação e balizados pela netnografia, de maneira remota ocorreu a observação e coleta de dados das atividades realizadas por professores e tutores do Pibid, junto às turmas do 6º e 9º ano do fundamental, em uma escola pública da cidade de Mariana-MG, entre janeiro e setembro de 2021. A fundamentação teórica se baseou em um panorama conceitual e histórico sobre podcasts, no Estado do Conhecimento das dissertações e teses sobre o tema no Brasil e, principalmente, nos preceitos da Pedagogia dos Multiletramentos, como também de autores brasileiros com experiência sobre esse tema, como Bevilaqua (2013), Silvia (2016), Coscarelli e Corrêa (2018, 2021). A análise evidenciou no início do processo que os professores estavam inseguros em trabalhar com podcasts, contudo, no fim, criaram um canal de podcast para a escola. Quanto aos discentes, os que produziram podcasts tiveram boa desenvoltura na gravação, mas dificuldade na edição, já os que não produziram se mostraram afetados pelo distanciamento social e obrigações escolares. Também foi demonstrado, por meio dos 14 podcasts produzidos, que tanto professores, pibidianos e alunos usufruíram da multimodalidade e da multiculturalidade como formas de produção de sentido, sendo os movimentos da Prática Situada e da Instrução Aberta os mais observados. Por fim, percebeu-se o engajamento e a participação durante o ERE, onde o podcast foi melhor aceito pelos alunos do 6º ano em relação a outras linguagens midiáticas.
Resumo em outra língua: It was analyzedthe contributions of podcasting in the teaching and learning processes of an elementary school, during social distance and emergency online Teaching caused by the COVID-19 pandemic, since this content has been more consumed by people all over the world, especially in Brazil.One of the objectives, was to check how the digital literacies about podcasting took place on school from the perspective of the research subjects: teachers, apprentice teachers from PIBID (ProgramaInstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência)and elementary school students.In addition, it was verified how podcasting technology was assimilated by those involved in the research, engaging them in activities during the pandemic period.From January to September - 2021, apprentice teachers collected data in the school environment by observing online activities carried out in that period with students of sixth until ninth grade from a public school in the city of Mariana, MG - Minas Gerais, Brazil. Theoretical foundation was based on a conceptual and historical overview of podcasts on dissertations and theses about this subject worldwide, specially, the precepts of multiliteracies, for instance: Bevilaqua (2013), Silvia (2016), Coscarelli and Corrêa (2018, 2021). The analysis showed at the beginning of the process that teachers were unsure about working with podcasts, however, in the end, they created a podcast channel for the whole school. The results showed that students engaged in the production of podcasting found it easy create and record content, but they found difficulties in editing challenged them to overcome limits. Students who could not participate in online activities had losses in fulfilling school obligations.14 podcasts were produced by teachers, apprentice teachers and students, demonstrating the engagement of those involved with the multiliteracy and multiculturalism of language and the internet.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14882
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Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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