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Title: Escapando do supermercado cultural : Ngũgĩ wa Thiong’o e os usos da narrativa de vida.
Authors: Cândido, Marcelo França Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Amorim, Bernardo Nascimento de
Keywords: Pós-colonialismo
Memória cultural
Sujeito e história
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Amorim, Bernardo Nascimento de
Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Cornelsen, Elcio Loureiro
Bispo, Fábio Santos
Citation: CÂNDIDO, Marcelo França Marques. Escapando do supermercado cultural: Ngũgĩ wa Thiong’o e os usos da narrativa de vida. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Abstract: Importante escritor e pensador pós-colonial, Ngũgĩ wa Thiong’o nasceu no Quênia em 1938 quando o país ainda se via sob o domínio imperial britânico, em vias de se transformar em palco da turbulenta guerra de independência. Nessa dissertação, nos centramos na análise do livro Sonhos em tempo de guerra: memórias de infância de Ngũgĩ no qual, muito mais do que narrar sua infância e adolescência na terra natal e trazer várias reflexões sobre aquele tempo e espaço para a nação, também cria um intrincado projeto com vários vetores de fuga do que Stuart Hall chama de “supermercado cultural”, efeito consequente da globalização no qual as identidades parecem flutuar livremente, disponíveis para que as usemos ou não, produtos do neoliberalismo. Autores pós-coloniais, nesse sentido, fariam parte do crescente interesse pósmoderno no consumo deliberado de identidades. Após levantarmos a trajetória intelectual de Ngũgĩ e, em seguida, a questão da mercadologização do pensamento/narrativas pós-coloniais, buscamos analisar seu relato memorialístico num movimento de contração e expansão, encontrando redes de sentido que perpassam a própria obra, e outras que a extrapolam, convocando diálogos com diversos autores – principalmente pós-coloniais –, no intuito de apontar que a obra pressente a homogeneização cultural característica do contemporâneo e, assim, cria rotas de fuga para se complexificar o suficiente para não ser absorvida pelo mercado. Assim, será possível perceber que, para densificar sua obra, Ngũgĩ incorre em dois principais assuntos: a questão da Memória Cultural e a apresentação da formação do sujeito em sua singularidade.
metadata.dc.description.abstracten: A leading postcolonial writer and thinker, Ngũgĩ wa Thiong’o was born in Kenya in 1938 when the country was still under British imperial rule, on the way to becoming the scene of the turbulent war of independence. In this dissertation, we focus on the analysis of the book Dreams in time of war: childhood memories of Ngũgĩ in which, much more than narrating his childhood and adolescence in his homeland and bringing various reflections on that time and space for the nation, he also creates an intricate project with several vectors of escape from what Stuart Hall calls “cultural supermarket”, a consequent effect of globalization in which identities seem to float freely, available for us to use or not, products of neoliberalism. Postcolonial authors, in this sense, would be part of the growing postmodern interest in the deliberate consumption of identities. After raising Ngũgĩ's intellectual trajectory and then the question of the marketing of postcolonial thought/narratives, we sought to analyze his memorialistic account in a movement of contraction and expansion, finding networks of meaning that permeate the work itself, and others that they extrapolate, summoning dialogues with several authors – mainly post-colonial – in order to point out that the work senses the cultural homogenization characteristic of the contemporary and, thus, creates escape routes to become complex enough not to be absorbed by the market. Thus, it will be possible to see that, in order to densify his work, Ngũgĩ incurs in two main issues: the issue of Cultural Memory and the presentation of the subject's formation in its singularity.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14872
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
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