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Título: Ler, ver, ouvir e tocar : estratégias narrativas e affordances digitais nos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine.
Autor(es): Torres, Fernando Marcondes de
Orientador(es): Souza, Marcelo Freire Pereira de
Palavras-chave: Aparelhos e materiais eletrônicos
Mídia - publicidade - planejamento
Narrativas digitais
Periódicos
Periódicos eletrônicos
Data do documento: 2019
Membros da banca: Souza, Marcelo Freire Pereira de
Tarcia, Lorena
Lopez, Debora Cristina
Referência: TORRES, Fernando Marcondes de. Ler, ver, ouvir e tocar: estratégias narrativas e affordances digitais nos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como foco a emergência das revistas digitais, mais especificamente as e-magazines, produtos jornalísticos que circulam via aplicativos em smartphones e tablets. Partimos do pressuposto de que as revistas em circulação nos dispositivos móveis reconfiguram a mídia, mas também repetem arquétipos e características da mídia impressa. Dessa forma, optamos por observar este momento da comunicação, sobretudo, via os conceitos de remediação (BOLTER e GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998), segundo os quais as mídias coexistem e coevoluem – isto é, um meio de comunicação não surge espontaneamente, mas sim evolui dos antigos. Outra perspectiva fundamental é a teoria das affordances (GIBSON, 2015; NORMAN, 2013), aplicada aos estudos de mídia digital, a partir da constatação de que os dispositivos móveis e o ambiente digital emergem com uma série de possibilidades tecnológicas que influenciam nas estratégias narrativas adotadas pelos veículos de comunicação (PALACIOS, et al., 2015; SHROCK, 2015). Nosso objeto de pesquisa é composto pelos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine, ambas produzidas pela editora espanhola Ploi Media. Os procedimentos metodológicos combinam análise de conteúdo exploratória dos aplicativos e das revistas a uma ficha de operadores de análise composta por affordances específicas dos dispositivos mobile e do ambiente digital. Esses itens, apontados como elementos de inovação, foram verificados e testados um a um em sete edições das revistas selecionadas. O objetivo geral é investigar e compreender as estratégias de narração dos aplicativos de revistas, com ênfase naquilo que trazem de inovação e na manutenção de elementos da mídia impressa. Identificamos que a tactilidade, a portabilidade, a multimidialidade e a hipertextualização são as affordances específicas mais utilizadas pelos objetos, trazendo aprofundamentos inéditos à revista, mas também remediando as ações em papel. Em contrapartida, a nivelabilidade, a replicabilidade e a interatividade se apresentam com baixa frequência, enquanto a opticabilidade e a localibilidade não se concretizam.
Resumo em outra língua: This research focuses on the emergence of digital magazines, more specifically e-magazines, journalistic products on smartphones and tablets. We assume that magazines in circulation on mobile devices reconfigure the media, but also repeat established archetypes, while retaining features of the print media. Our choose is to observe this moment of communication, especially, through the concepts of remediation (BOLTER and GRUSIN, 2000) and mediamorphosis (FIDLER, 1998), according to which media coexist and coevolve. Another fundamental perspective is the affordances theory (GIBSON, 2015; NORMAN, 2013), applied to digital media studies, from the finding that mobile devices emerge with a series of technological possibilities that influence the narrative strategies adopted by communication vehicles, such as multimedia content, hypertextualization and tactility (PALACIOS, et al., 2015; SHROCK, 2015). Our research object is composed by the the Spanish magazines Vis-àVis and Mine, both produced by Ploi Media, a Madrid’s start-up publishing company. The methodological procedures combine exploratory analysis of content from applications and magazines to an analysis operators tab made up of affordances specific to the digital environment and mobile devices. These items, which are pointed as elements of narrative innovation, have been verified and tested one by one in seven editions of the selected magazines. The main purpose is to investigate and understand the narrative strategies of digital magazines for smartphones and tablets, with an emphasis on what they bring about innovation and the maintenance of elements of print media. We identified that tactility, portability, multimedia and hypertextualization are the specific affordances most used. However, levelability, replicability and interactivity are not used with often, while opticability and locality are not realized.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14870
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