Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Dayane de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gama, Mônica Fernanda Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:17:08Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T15:17:08Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, D. de O.; GAMA, M. F. R. Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 77-88, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979>. Acesso em: 25 ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14822 | - |
dc.description.abstract | Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso constrói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária deixam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lançamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Reception | pt_BR |
dc.subject | Modernism | pt_BR |
dc.title | Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. | pt_BR |
dc.title.alternative | Milton Hatoum and contemporary Brazilian fiction. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o PDF do artigo. | pt_BR |
dc.description.abstracten | What are the characteristics most perceived and valued by critics and how does this build a reading expectation for an author’s first novel? Although critics of contemporary Brazilian literature are almost unanimous regarding the variety of fictional proposals, the ways of understanding literary practice reveal the values and mechanisms of reception of literary works. From two criticisms of Milton Hatoum’s Relato de um certo Oriente (1989), made at the time of its release, written by Flora Süssekind and Silviano Santiago, we investigate how some assumptions construct a disappointed rating. The disappointment refers mainly to a perception that Hatoum’s work would not effect essential breaks with modernist fiction, this aspect is more accentuated as a problem in Silviano Santiago’s postmodern criticism. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10979 | pt_BR |
Appears in Collections: | DELET - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MiltonHatoumFicção.pdf | 133,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.