Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14816
Título: Preâmbulo aos temas gênero e sexualidade na formação docente.
Título(s) alternativo(s): Preamble to the themes of gender and sexuality in teacher education.
Autor(es): Diniz, Margareth
Guil, Ana
Data do documento: 2020
Referência: DINIZ, M.; GUIL, A. Preâmbulo aos temas gênero e sexualidade na formação docente. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 13-26, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/355>. Acesso em: 25 ago. 2021.2176-4360
Resumo: O que este dossiê sobre gênero e formação docente visa é recolocar em discussão no campo da formação docente uma categoria que tem sido invisibilizada, subsumida, pouco tratada no campo da educação, especialmente na formação docente, por meio de artigos que problematizem a categoria gênero e sexualidade na educação e na formação, trazendo à tona a categoria, interrogando sua pregnância binarista nos discursos e na atuação de professoras e professores ao perpetuar premissas de ensino e aprendizagem que poderão, por um lado, estar comprometidos com o discurso de ódio, da escola sem partido1, ou, por outro, rumo à defesa da pluralidade de gêneros, dos direitos à diferença e à diversidade e suas performances, sem que sofram rechaço e segregação de seus corpos.
Resumo em outra língua: What this dossier on gender and teacher education aims at is to put a category that has been made invisible, subsumed, little treated in the field of education, especially in teacher education, through discussion on the gender and teacher category. sexuality in education and training, bringing the category to the fore, interrogating its binary pregnancies in the speeches and in the performance of teachers and professors by perpetuating teaching and learning premises that may, on the one hand, be committed to hate speech, from school without party, or, on the other hand, towards the defense of plurality of genders, of the rights to difference and diversity and their performances, without suffering rejection and segregation of their bodies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14816
DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.355
ISSN: 2176-4360
Licença: O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PreâmbuloTemasGênero.pdf721,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.