Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14803
Título: Padre Vitor : um educador negro entre a escravidão e a santidade.
Título(s) alternativo(s): Padre Vitor : a black educator between slavery and holiness.
Autor(es): Fonseca, Marcus Vinícius
Palavras-chave: Século XIX
Professor
Sul de Minas
Data do documento: 2020
Referência: FONSECA, M. V. Padre Vitor : um educador negro entre a escravidão e a santidade. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, artigo e131, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbhe/a/tMbtKmy4NFYbgQvvznCd97B/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo apresenta aspectos relacionados à vida de ‘Padre Vitor’, um indivíduo negro que nasceu livre, em 1827, no sul de Minas Gerais, onde teve destacada atuação como padre e professor. Após a sua morte, em 1905, iniciou-se um movimento de culto a sua imagem dando origem a um processo de canonização. Sua canonização segue avançando e junto com ela vai se afirmando sua imagem como um ex-escravo que atingiu a santidade. Escravidão e santidade são aspectos contraditórios dentro da trajetória de ‘Padre Vitor’. Abordamos essa contradição retratando-o fora da perspectiva representada pela ideia de escravo e santo, ou seja, procuramos recuperar seu processo de formação e atuação tratando-o como um ser humano que agiu a partir das condições e possibilidades inscritas no Brasil, do século XIX.
Resumo em outra língua: This article presents aspects related to the life of ‘Padre Vitor’, a black individual who was born free in 1827, in the south of Minas Gerais, where he had a distinguished role as priest and teacher. After his death, in 1905, began a movement of cult to his image giving rise to a process of canonization. His canonization continues to advance and along with it is affirming his image as an ex-slave who has attained holiness. Slavery and holiness are contradictory aspects within the trajectory of ‘Padre Vitor’. We approach this contradiction by portraying it outside the perspective represented by the idea of slave and saint, that is, we seek to recover its process of formation and action treating it as a human being who acted from the conditions and possibilities inscribed in Brazil, of the nineteenth century.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14803
DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e131
ISSN: 2238-0094
Licença: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4). Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PadreVitorEducador.pdf294,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.