Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14752
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Dayse Garcia-
dc.date.accessioned2022-03-28T16:24:25Z-
dc.date.available2022-03-28T16:24:25Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, D. G. A imagem ilustrativa do texto literário no livro didático adaptado em Libras: análise da apropriação do aluno surdo. Revista Eletrônica Araticum, v. 21, n. 1, p. 22-36, 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/araticum/article/view/2729/2695>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2179-6793-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14752-
dc.description.abstractO artigo analisa a aplicação, a um aluno surdo, de uma unidade de livro didático de Língua Portuguesa adaptado em Libras cujas questões norteiam o ensino e a aprendizagem do português como segunda língua e discute a imagem ilustrativa como recurso de linguagem auxiliar para a compreensão do texto literário, bem como suas diversas possibilidades de leitura e apreensão de significado. Pela pesquisa de metodologia de cunho etnográfico, identificam-se entraves durante as atividades, como a ausência de alinhamento do significado da imagem com o texto literário e o pouco acesso à compreensão da leitura por meio da Libras. Conclui que o livro didático adaptado em Libras não promoveu condições ideais para a criança surda aprender o português como segunda língua.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLivro didático adaptadopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.titleA imagem ilustrativa do texto literário no livro didático adaptado em Libras : análise da apropriação do aluno surdo.pt_BR
dc.title.alternativeThe illustrative image of the literary text in the textbook adapted in Libras : analysis of the appropriation of the deaf student.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Araticum permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1273>. Acesso em: 23 ago. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenThe article analyzes the application, to a deaf student, of a Portuguese Language textbook unit adapted in Libras (Brazilian Sign Language) whose questions guide the teaching and learning of Portuguese as a second language and discusses the illustrative image as an auxiliary language resource for understanding the literary text, as well as its diverse possibilities of reading and apprehension of meaning. By researching an ethnographic methodology, obstacles are identified during activities, such as the lack of alignment of the meaning of the image with the literary text and little access to understanding reading through Libras. It concludes that the textbook adapted in Libras did not promote ideal conditions for the deaf child to learn portuguese as a second language.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46551/2179679320200002pt_BR
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImagemIlustrativaTexto.pdf328,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.