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Título: Gramáticas da Gastronomia : um estudo do gênero receita culinária e sua relação com as mídias.
Autor(es): Pereira, Ana Paula Martins
Orientador(es): Souza, Marcelo Freire Pereira de
Palavras-chave: Comunicação - aspectos sociais
Gastronomia
Transmissão textual
Data do documento: 2019
Membros da banca: Souza, Marcelo Freire Pereira de
Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
Lopez, Debora Cristina
Referência: PEREIRA, Ana Paula Martins. Gramáticas da Gastronomia: um estudo do gênero receita culinária e sua relação com as mídias. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: As receitas funcionam como uma “teoria” do saber culinário, que, após experimentações práticas, é traduzido em textos. A presente pesquisa estuda o gênero receita culinária e suas alterações conforme as mídias em que são registradas, divulgadas e compartilhadas. São analisadas receitas de comida mineira oriundas de livros, site e aplicativo e a influência da mídia nas quais são divulgadas, com a seleção dos seguintes objetos: os livros Cozinheiro Nacional; Dona Benta – Comer bem; e Sabores e Cores das Minas Gerais: a culinária mineira no Hotel Senac Grogotó; o site Panelinha; e o aplicativo TudoGostoso Receitas. Utiliza-se um aporte teórico com conhecimentos e discussões nos campos da gastronomia, do gênero textual, da Ecologia de Mídias (SCOLARI, 2005), agregando, ainda, conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998). Nesse sentido, conjuga-se a natureza heterogênea e mutável do gênero textual à abordagem da ecologia de mídias, como uma perspectiva midiática evolutiva, para compreender as transformações sucedidas com a receita culinária. Os procedimentos metodológicos combinam a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e o Estudo de Caso (YIN, 2001), por meio de um protocolo desenvolvido tomando como base três eixos centrais de análise: texto, apresentação visual e suporte, que se referem, ainda, às três gramáticas apontadas por Scolari (2004): textual, gráfica e interacional. A pesquisa sugere a possibilidade de uma atualização do gênero receita culinária que considere não apenas o seu conteúdo textual, mas também abranja a sua forma de apresentação visual e possibilidades de interação com o receptor, conforme as aqui chamadas de gramáticas da gastronomia.
Resumo em outra língua: Recipes work as a "theory" of culinary knowledge which after practical experimentation is translated into texts. The present research studies the culinary recipe genre and its changes according to the media in which they are recorded, divulged and shared. Mineira (typical from the state Of Minas Gerais, Brazil) food recipes are analyzed from books, website and apps and media’s influence in which they are published, with the selection of the following objects: the books Cozinheiro Nacional (National Cook); Dona Benta – Comer Bem (Dona Benta - Eating well); and Cores das Minas Gerais: a culinária mineira no Hotel Senac Grogotó (Flavors and Colors of Minas Gerais: the Minas Gerais cuisine at Hotel Senac Grogotó); the Panelinha website; and the TudoGostoso app. It is used a theoretical support with knowledge and discussions in the fields of gastronomy, textual genre, and Media Ecology (SCOLARI, 2005) to add concepts of remediation (BOLTER and GRUSIN, 2000) and mediamorphosis (FIDLER, 1998). In this sense, the heterogeneous and changeable nature of the textual genre is united to the approach of media ecology, as an evolutionary media perspective, to understand the transformations that happened with the culinary recipe. The methodological procedures combine the Content Analysis (BARDIN, 2011) and the Case Study (YIN, 2001), through a protocol developed based on three main axes of analysis: text, visual presentation and support, which still refer to the three grammars pointed by Scolari (2004): textual, graphic and interactional. The research suggests the possibility of an update of the culinary recipe genre that considers not only its textual content, but also encompasses its visual presentation and possibilities of interaction with the receiver, according to the so-called gastronomy grammars.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14732
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