Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14606
Título: Cenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI.
Título(s) alternativo(s): Mathematical curriculum scenarios in child education under vision of teachers of CEMEI.
Autor(es): Santos, Francely Aparecida dos
Januario, Gilberto
Palavras-chave: Educação matemática
Crenças e concepções
Mathematics education
Beliefs and conceptions
Data do documento: 2020
Referência: SANTOS, F. A. dos; JANUARIO, G. Cenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI. VIDYA, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 43-63, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3323>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O artigo situa-se no campo de estudo sobre currículos de Matemática, no qual apresentamos resultado de uma pesquisa que investigou a compreensão revelada por um grupo de professoras da Educação Infantil em relação à Matemática e ao seu currículo. Os dados de análise referem-se à colaboração de oito professoras, coletados a partir de entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso, em que o marco teórico se reporta ao currículo como proposta de formação e constituição de identidades; à Matemática como instrumento que contribui para o desenvolvimento das crianças; às crenças e concepções acerca de currículo e do papel da Matemática nas práticas de ensinar e aprender. Os resultados indicam que as professoras não têm dificuldades de identificar como o currículo de Matemática está inserido na prática cotidiana de sua própria atuação em sala de aula; que as dificuldades estão relacionadas à busca, planejamento e elaboração das atividades cotidianas relativas à Matemática.
Resumo em outra língua: The article is located in the mathematics curriculum study field, in which we present results of a research that inquires the comprehension revealed by a group of Child Education teachers regarding Mathematics and its curriculum. It’s a study case, in which the theorical mark reports itself to the curriculum with a proposal of formulation and constituition of identities; Mathematics itself as na instrument that contributes to children developments; the beliefs and conceptions about the curriculum and the role of Mathematics in the practices of learning and teaching. The results indicates that the teachers do not have difficulties in identifying how the Mathematics curriculum is inserted in the everyday practice and its own role in the classroom; that the difficulties about the search, planning and elaboration of everyday activities are related to Mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14606
DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3323
ISSN: 0104-270X
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Vydia <http://periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 11 out. 2019.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CenáriosCurrículoMatemática.pdf579,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.