Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14604
Título: O seminário como uma estratégia de ensino na formação pós-graduanda em educação.
Autor(es): Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Santos, Francely Aparecida dos
Januario, Gilberto
Palavras-chave: Estratégias metodológicas
Conhecimento profissional docente
Methodological strategies
Teacher professional knowledge
Data do documento: 2021
Referência: SOARES, M. C. R. A.; SANTOS, F. A. dos; JANUARIO, G. O seminário como uma estratégia de ensino na formação pós-graduanda em educação. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 3, p. 75-86, mar. 2021. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8316>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Estratégias metodológicas que levem os estudantes a se engajarem em seu processo de aprendizagem têm sido discutidas e utilizadas na formação em cursos do Ensino Superior desde os anos 1990. Na formação pós-graduada, estratégias que envolvem mestrandos e doutorandos no levantamento de informações, elaboração de argumentações e análise de questões educacionais têm sido utilizadas nas disciplinas e em diferentes ações. Neste artigo, apresentamos uma experiência envolvendo a elaboração e apresentação de seminários em uma disciplina de um curso de mestrado em Educação. A experiência envolveu três aulas; os seminários foram organizados e apresentados por seis grupos de estudantes, seguido de discussão pela turma e pelas professoras da disciplina. Como resultado da discussão que nos propomos a fazer no artigo, observamos as implicações desses seminários para a compreensão do papel do referencial teórico como processo balizador da pesquisa educacional, bem como as contribuições para o desenvolvimento do conhecimento profissional docente, em especial, o (re)pensar e o (re)significar propostas e objetivos da educação como processo de formação de sujeitos.
Resumo em outra língua: Methodological strategies that lead students to engage in their learning process have been discussed and used in training in Higher Education courses since the 1990s. arguments and analysis of educational issues have been used in different disciplines and actions. In this article, we present an experience involving the preparation and presentation of seminars in a discipline of a master's degree in Education. The experience involved three classes; the seminars were organized and presented by six groups of students, followed by discussion by the class and by the teachers of the discipline. As a result of the discussion that we propose to do in the article, we observe the implications of these seminars for understanding the role of the theoretical framework as a guideline for research in Education, as well as the contributions to the development of professional teaching knowledge, in particular, the (re)think and (re)signify proposals and objectives of education as a process of formation of subjects.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14604
DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8316
ISSN: 2525-4332
Licença: O periódico Revista de Iniciação à Docência permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2389>. Acesso em: 23 ago. 2021.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SeminárioEstratégiaEnsino.pdf276,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.