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Título: Agentização : aplicações em modelos de organização industrial.
Autor(es): Clementino, José Bruno do Nascimento
Orientador(es): Barrenechea, Martin Harry Vargas
Palavras-chave: Empresas - fusão e incorporação
Organização industrial - teoria econômica
Teoria dos jogos
Data do documento: 2022
Membros da banca: Barrenechea, Martin Harry Vargas
Torres, Carlos Eduardo da Gama
Nogueira, Marcelo Aparecido Cabral
Referência: CLEMENTINO, José Bruno do Nascimento. Agentização: aplicações em modelos de organização industrial. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Agentização se refere à situação em que modelos teóricos de economia são transformados em modelos computacionais por meio da flexibilização de suposições presentes nos modelos teóricos, que garantem a tratabilidade dos mesmos. Esse trabalho trata da agentização de dois modelos da área de organização industrial, dando foco especial em fusões horizontais. O primeiro modelo descreve a situação em que firmas estão numa competição de Bertrand com produtos diferenciados, na qual firmas escolhem preços de modo a maximizar seus lucros. Quantidades são escolhidas na segunda versão do modelo, que é o caso de Cournot. Desenvolvidas ao longo deste trabalho foram as versões baseadas em agentes em que firmas não possuem conhecimento a respeito da demanda do sistema em que estão inseridas. Os modelos baseados em agentes foram capazes de reproduzir resultados qualitativos e quantitativos de suas versões teóricas. De modo a garantir a reprodução dos resultados obtidos, os modelos foram integralmente disponibilizados.
Resumo em outra língua: Agentization refers to the situation in which theorical economics models are tranformed into computational ones through the flexibilization of assumptions that are present in theoretical models, which supports their tractability. This work deals with the agentization of two models in the area of industrial organization, giving special focus to horizontal mergers. The first model describes the situation in which firms are engaged in a Bertrand with differentiated products competition, in which firms choose prices in order to maximize their profits. Quantities are chosen by firms in the second model, which is the Cournot case. Developed along this work are agent-based versions of these models in which firms do not know the demand they are facing. The agent-based versions were capable of reproducing qualitative and quantitative results from the theoretical versions. In order to guarantee reproduction of the obtained results, the models were provided in their entirety.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14597
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 181/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPEA - Mestrado (Dissertações)

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