Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14591
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Marcelo Santos de-
dc.contributor.authorRangel, Marcelo de Mello-
dc.date.accessioned2022-02-25T18:16:39Z-
dc.date.available2022-02-25T18:16:39Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationABREU, M. S. de: RANGEL, M. de M. Memory, historical culture, and history teaching in the contemporary world. Revista Transversos, Rio de Janeiro, n. 18, abr. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/50329>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2179-7528-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14591-
dc.description.abstractWe try to think the relationship between memory, historical cultures, and history teaching in the contemporary world. First, we discuss the analysis of the contemporary world developed by Jörn Rüsen, Christian Laville, François Hartog, and Hans Ulrich Gumbrecht. Therefore, we describe the historical horizon within which the history teaching - as a part of historical culture - is challenged to answer several historical demands, such as the tension democratization/ethnocentrism and the relationship sense/presence in production and orientation of historical statements.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectHistorical justicept_BR
dc.subjectPresencept_BR
dc.subjectJustiça históricapt_BR
dc.subjectPresençapt_BR
dc.titleMemory, historical culture, and history teaching in the contemporary world.pt_BR
dc.title.alternativeMemória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico TransVersos permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2273>. Acesso em: 23 ago. 2021pt_BR
dc.description.abstractenProcuramos pensar as relações entre memória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo. Discutimos, primeiramente, as análises do próprio mundo contemporâneo desenvolvidas por Jörn Rüsen, Christian Laville, François Hartog e Hans Ulrich Gumbrecht. Descrevemos, portanto, o horizonte histórico no interior do qual o ensino de história, como parte da cultura histórica, é desafiado a responder a demandas diversas tais como a tensão democratização/etnocentrismo e a relação sentido/presença na produção dos enunciados e orientação históricos.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12957/transversos.2020.50329pt_BR
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MemoryHistoricalCulture.pdf266,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.