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Título: Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia : uma experiência com estudantes de uma escola pública?
Título(s) alternativo(s): Conceptual Maps as study strategy in pandemic times : an experience with students from a public school?
Autor(es): Fé Neto, Jair Pedro da
Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Medidas de tendência central
Educação matemática
Meaningful learning
Central trend measures
Data do documento: 2020
Referência: FÉ NETO, J. P. da; TORISU, E. M. Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia: uma experiência com estudantes de uma escola pública? Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 2, e202024, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4598>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar as percepções de estudantes sobre o uso dos Mapas Conceituais como estratégia de estudo para o ENEM, em tempos de pandemia. Os sujeitos foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. A teoria subjacente ao estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa e a coleta de dados foi realizada por meio dos registros dos estudantes, formulário Google Forms, whatsapp e em roda de conversa pela plataforma Google Meet. Os resultados revelaram que, para os estudantes: os Mapas servem para estruturar um resumo da matéria; ajudam a memorizar o conteúdo; contribuem para a economia de tempo de estudo; possuem uma estrutura que ajuda aqueles que têm mais dificuldade para aprender os conteúdos e, ajuda a organizar o estudo.
Resumo em outra língua: The aim of this study was to investigate the perceptions of students about the use of Concept Maps as a study strategy for ENEM, in times of pandemic. The subjects were students of the third year of high school at a public school in Minas Gerais. The theory underlying the study is the Theory of Meaningful Learning and data collection was carried out through student records, Google Forms, whatsapp and in a conversation round the Google Meet platform. The results revealed that, for the students: the Maps serve to structure a summary of the subject; help to memorize the content; contribute to the saving of study time; they have a structure that helps those who have more difficulty in learning the contents and helps to organize the study.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14565
DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202024
ISSN: 2596-0245
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
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