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Título: Planejamento operacional pra gestão de projetos : intervenções em espaços físicos de instituições federais de ensino superior.
Autor(es): Goncalves, Edmundo Dantas
Orientador(es): Arcipreste, Cláudia Maria
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Palavras-chave: Planejamento da produção
Gestão de projetos - instituições federais de ensino superior
Gestão pública
Data do documento: 2022
Membros da banca: Arcipreste, Cláudia Maria
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Souza, Clarisse da Silva Vieira Camelo de
Ribeiro, Luiz Fernandes Loureiro
Klen, André Monteiro
Referência: GONÇALVES, Edmundo Dantas. Planejamento operacional pra gestão de projetos: intervenções em espaços físicos de instituições federais de ensino superior. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022. .
Resumo: As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil estão em constante estado de evolução. Muitas das vezes é necessário que haja intervenções em espaços físicos para viabilizar tais mudanças. Existe uma grande variedade de fatores que pode acarretar impactos diretos nestes empreendimentos imobiliários, essas variáveis vão de imprevisibilidade dos recursos disponíveis até erros e omissões de projetos, que geram a necessidade de aditivos financeiros e de prazo. Os motivos para essa situação são muitos e os mais destacáveis são: interferências políticas em questões técnicas, falta de profissionais suficientes nas áreas de planejamento, desenvolvimento de projetos e execução de obras, falta de capacitação da equipe técnica, procedimentos legais e burocráticos alterados a todo momento, prazos insuficientes para aplicação dos recursos financeiros, falta de aplicação de técnicas de Gestão de Projetos (GP) e falta de ferramentas tecnológicas para auxilio nas atividades. Este estudo se propõe a identificar estes obstáculos e, seguindo a metodologia de pesquisa Design Science Research, propor ações que mitiguem seus impactos. Para delinear o cenário atual, foram realizados estudos de caso em três IFES através de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e visitas às edificações estudadas. Após a coleta de dados foram combinados métodos de GP como a Estrutura Analítica de Projetos (EAP), o Critical Patch Method (CPM) e o Program Evaluation and Review Technique (PERT) para definir as ações a serem realizadas bem como seus prazos de execução. Ferramentas tecnológicas como o uso de softwares BIM também foram propostas como forma de auxiliar nos trabalhos e trazer mais confiabilidade ao processo como um todo. Ao final, apresenta-se diretrizes para a elaboração de um artefato com características de manual para auxiliar na implantação do processo proposto para a execução de intervenções físicas nas IFES.
Resumo em outra língua: Federal Institutions of Higher Education (IFES) in Brazil are in a constant state of evolution. It is often necessary to intervene in physical spaces to make such changes feasible. There is a wide variety of factors that can impact directly on these real estate projects. These variables may range from the unpredictability of available resources to errors and omissions in projects, which generate the need for financial and deadline amendments. The reasons for this situation are many, and the most notable are: political interference in technical issues, lack of sufficient professionals in the areas of planning, project development and execution of works, lack of training of the technical team, legal and bureaucratic procedures that constantly change, insufficient deadlines for the application of financial resources, lack of application of Project Management (GP) techniques and lack of technological tools to support the activities. This study aims to identify these obstacles and, following the Design Science Research research methodology, propose actions to mitigate their impacts. To outline the current scenario, case studies were carried out in three IFES through documentary research, semistructured interviews and visits to the studied buildings. After data collection, GP methods such as the Project Analytical Framework (EAP), the Critical Patch Method (CPM) and the Program Evaluation and Review Technique (PERT) were combined to define the actions to be taken as well as their execution deadlines. Technological tools such as the use of BIM software were also proposed as a way to assist in the work and bring more reliability to the process as a whole. At the end, guidelines are presented for the elaboration of an artifact with instructions manual characteristics to assist in the implementation of the proposed process for the execution of physical interventions in IFES.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14484
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