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Título: Flâneur dostoievskiano : errância e anonimato na capital russa do século XIX.
Autor(es): Estevam, Júlio César Paula
Orientador(es): Costrino, Artur
Palavras-chave: Dostoiévski
Flâneur
Modernidade
Literatura russa moderna
Herói moderno
Data do documento: 2021
Membros da banca: Costrino, Artur
Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Cury, Maria Zilda Ferreira
Referência: ESTEVAM, Júlio César Paula. Flâneur dostoievskiano: errância e anonimato na capital russa do século XIX. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Paladino de uma complexa forma de subjetividade que é produto de uma atmosfera demasiado psicológica que o insulariza em relação aos demais habitantes das cidades, o flâneur é, segundo a pesquisa de caráter bibliográfico à qual se dedica esta dissertação, uma importante chave de leitura dos processos de modernização dos centros urbanos europeus e de seus desdobramentos. Tendo isso em vista, o objetivo primeiro desta pesquisa se concentra na análise dos fenômenos sociais que estão na base do anonimato e do prazer, dos quais dispõe o flâneur, de ver sem ser visto num cenário urbano autofágico e em constante transformação. Posteriormente, arrazoados tais fenômenos sociais às produções literárias oitocentistas, a pesquisa debruçar-se-á sobre o estudo do herói dostoievskiano, em geral, e do flâneur, singular instrumento literário de orientação e mapeamento da sociedade russa moderna, em particular. Por fim, mobiliza-se essas reflexões em direção àquela que seria a singularidade do flâneur doistoievskiano – o mais capacitado para encerrar, em si próprio, os conflitos, contradições, perspectivas e possibilidades de um período tão peculiar que se incorporou à sua compleição por meio de uma nova e inquietante relação com a cidade, que remete à miséria pessoal, ao anonimato, à compaixão, à prostituição sexual, da arte e da própria alma.
Resumo em outra língua: Agent of a complex form of subjectivity which is the product of an overly psychological atmosphere responsible to keep him isolated from the other modern city-dwellers, the flâneur is, according to this bibliographical research, considered as an important reading key for the modernization of Europeans cities. With this purpose in mind, the object of this research, firstly, is the analysis of social phenomenon that underlies the anonymity and pleasure of which one the flâneur somehow takes advantage, e.g., when he watches without being watched in an autophagic and constantly transformation urban scenery. Afterwards, succeeding the reasoning about the social nineteenth-century literary phenomenon production, the study dives into the ideal conditions to takes into account Dostoevsky’s flâneur as a unique literary instrument of orientation and mapping of modern Russian society. Finally, these analyzes move towards the aspects that confer Dostoevsky’s flâneur uniqueness: the most capable to cover by himself conflicts, contradictions, perspectives and possibilities of a such peculiar time fixed into him as a new and disturbing relationship with the city which is related to personal decadence, anonymity, compassion, sexual, artistic and spiritual prostitution.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14468
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