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dc.contributor.advisorSarmanho, Arlene Maria Cunhapt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Messias Junio Lopes-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:08:05Z-
dc.date.available2022-02-03T17:08:05Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationGUERRA, Messias Junio Lopes. Estudo de ligações T compostas de seções tubulares de paredes esbeltas. 2020. 229 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14429-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs ligações com perfis de seção tubular em aço possuem características particulares no seu comportamento estrutural que têm sido objeto de diversas pesquisas na área. Contudo, há poucos estudos do comportamento e da resistência das ligações tubulares compostas de paredes esbeltas. Assim, neste trabalho é apresentado um estudo teórico, experimental, numérico e paramétrico de ligações tipo T compostas de perfis tubulares de aço com seções de paredes esbeltas, retangulares para o banzo e circulares para o montante. Os estudos avaliaram a capacidade de carga e o comprimento das ligações, considerando o modo de falha caracterizado pela plastificação da face superior do banzo sob carregamento axial de compressão no montante e tração ou compressão no banzo. No programa experimental, foram ensaiados 28 protótipos, divididos em três séries de dimensões geométricas diferentes e com níveis variados para as cargas axiais. Foi também realizado um estudo experimental da influência do comprimento do banzo nos resultados visando a definição final dos protótipos de ensaio. Os valores dos deslocamentos medidos por transdutores posicionados nas faces do banzo foram utilizados para determinação da capacidade de carga da ligação e utilizando o critério de deslocamento limite. Modelos numéricos foram desenvolvidos em elementos finitos por meio de programa comercial e validados com resultados experimentais de carga e deslocamento nas faces do banzo. Inicialmente, a validação foi realizada com resultados de pesquisa anterior e, posteriormente, com os resultados experimentais desta pesquisa. Os resultados indicaram uma boa correlação experimental-numérica, permitindo a realização do estudo paramétrico, por meio das variações dos carregamentos axiais e dos parâmetros geométricos  (relação entre o diâmetro do montante e a largura do banzo) e 2 (relação entre a largura do banzo e sua espessura) da ligação. O estudo paramétrico propiciou a obtenção de adequações do fator de redução da capacidade de carga da ligação das proposições teóricas de prescrições internacional e nacional (ISO 14346 e NBR 16239). A equação obtida considera carga axial de tração e compressão no banzo, englobando a classe dos perfis de seção esbelta. Os valores de capacidade de carga obtidos numericamente foram comparados com os calculados pela equação proposta e pelas equações normativas. A equação proposta apresentou melhores resultados estatisticamente, comprovando a sua eficiência e viabilidade para o cálculo da capacidade de carga de ligações T com plastificação da face superior do banzo, sobretudo para os modelos das classes 3 e 4.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConstrução mistapt_BR
dc.subjectAço tubular - estruturaspt_BR
dc.subjectSeções esbeltaspt_BR
dc.subjectAnálise experimentalpt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleEstudo de ligações T compostas de seções tubulares de paredes esbeltas.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/01/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSarmanho, Arlene Maria Cunhapt_BR
dc.contributor.refereeBatista, Eduardo de Mirandapt_BR
dc.contributor.refereeLima, Luciano Rodrigues Ornelas dept_BR
dc.contributor.refereeNunes, Gabriel Vieirapt_BR
dc.contributor.refereeAlves, Vinicius Nicchiopt_BR
dc.description.abstractenThe joints between hollos steel sections have characteristics in their structural behavior that have been the object of several works on the area. However, there are few studies about the behavior and resistance of tubular joints with slender sections. Thus, in this work, it is presented a theoretical, experimental, numerical and parametric study of a T-joint composed of hollow steel sections with slender rectangular hollow sections for the chord and circular hollow sections for the brace. The studies evaluated the load bearing capacity of these joints, considering the failure mode of chord face failure under brace axial loading and chord tension or compression. In the experimental program, 28 prototypes were tested, divided in three series with different levels of axial loads and similar geometric properties. An experimental study about the influence of the chord’s length in the results was also performed, aiming to determine the final prototype’s characteristics. The displacements measured by transducers positioned at the chord faces were used to determine the ultimate bearing capacity of the joint using the deformation limit criterion. Numerical models were developed using finite elements through a commercial software and validated with experimental results of recorded loads and displacements. Initially, the validation was made with results of a previous research and, posteriorly, with the experimental results of this work. The results indicated a good correlation between experimental and numerical results, allowing a parametric study with variations of the axial loads and the joint’s geometric parameters  (brace-t-chord ratio) and 22 (chord’s width divided by its thickness). The parametric study enabled a theoretical proposition to the reduction factor of the joint resistance currently present at international and national prescriptions (NBR 16239 and ISO14346). The obtained equation considers axial loads of chord tension and compression also incorporating slender sections. The values of bearing capacity obtained numerically were compared with the ones calculated using the proposed and the normative equations. The proposed equations presented better statistical results, attesting its efficiency and viability for the calculus of the ultimate bearing capacity of T-joints with chord face plastification, mainly.pt_BR
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