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Título: Marketing político no WhatsApp : mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto.
Autor(es): Martins, Gilson Fernandes Antunes
Orientador(es): Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Campanhas eleitorais
Eleições municipais - Ouro Preto
Internet nas campanhas eleitorais
Marketing de rede
Redes sociais on-line
Data do documento: 2021
Membros da banca: Martins, Nair Prata Moreira
Santos, João Guilherme Bastos dos
Souza, Marcelo Freire Pereira de
Referência: MARTINS, Gilson Fernandes Antunes. Marketing político no WhatsApp: mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Em 2020, o isolamento social, decorrente da pandemia causada pela doença Covid-19, impediu a realização de comícios e convenções presenciais, seguindo as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Nessa perspectiva, os candidatos necessitaram utilizar as mídias sociais digitais para divulgar suas propostas e angariar apoiadores, sendo o WhatsApp o principal aplicativo de mensagem com os eleitores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo analisar a utilização do WhatsApp pelos candidatos ao cargo de Prefeito nas eleições municipais de Ouro Preto, em Minas Gerais, realizadas em 2020. Para isso, desenvolveu-se um método de coleta dos dados dos grupos de WhatsApp a partir de Garimella e Tyson (2018), Resende et al. (2019) e Melo et al. (2019). Foram selecionados oito grupos de WhatsApp que têm como tema central a discussão sobre a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Ouro Preto. Todo conteúdo produzido pelos participantes dos grupos entre os dias 4 de abril de 2020 a 22 de novembro de 2020 foi extraído e analisado. O presente estudo é um dos primeiros a utilizar small data do WhatsApp na análise de campanha eleitoral.
Resumo em outra língua: In 2020, social isolation, resulting from the pandemic caused by the Covid-19 disease, prevented the holding of rallies and face-to-face conventions, following the health recommendations of health agencies to prevent the spread of the coronavirus. From this perspective, candidates needed to use digital social media to publicize their proposals and attract supporters, with WhatsApp being the main messaging app with voters. Thus, this dissertation aims to analyze the use of WhatsApp by candidates for the position of Mayor in the municipal elections in Ouro Preto, Minas Gerais, held in 2020. For this, a method for collecting data from WhatsApp groups was developed. from Garimella and Tyson (2018), Resende et al. (2019) and Melo et al. (2019). Eight WhatsApp groups were selected whose main topic is the discussion on improving the quality of life of the residents of Ouro Preto. All content produced by the group participants between April 4, 2020 to November 22, 2020 was extracted and analyzed. The present study is one of the first to use WhatsApp's small data in the analysis of electoral campaigns.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14422
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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