Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14393
Título: A construção do discurso científico : os gêneros do discurso científico no português brasileiro.
Autor(es): Batista, Rafaella Saioro Bezerra
Orientador(es): Figueredo, Giacomo Patrocinio
Palavras-chave: Discursos acadêmicos
Gênero
Identidade de gênero na educação
Data do documento: 2021
Membros da banca: Figueredo, Giacomo Patrocinio
Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto
Santorum, Karen Andresa Teixeira
Referência: BATISTA, Rafaella Saioro Bezerra. A construção do discurso científico: os gêneros do discurso científico no português brasileiro. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Esta pesquisa apresenta a construção da Ciência (BIGLAN, 1973; SWALES, 1993) no português brasileiro a partir do mapeamento e da modelagem de gêneros (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE, 2019). Embora se conheçam algumas características linguísticas do discurso científico do Brasil (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017), e se conheçam métodos de divisão de áreas da Ciência (BIGLAN, 1973; SWALES, 1993), ainda não se sabe o impacto das diferenças e semelhanças na utilização dos gêneros e as configurações linguísticas características de cada área. Portanto, este trabalho tem como objetivo mapear e modelar gêneros presentes nas áreas da Educação, da Geologia, da Linguística e da Matemática, a fim de observar como que o discurso científico (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017) se desenvolve nas áreas separadas com base nos parâmetros de Biglan (1973) e comparar as frequências dos gêneros e características linguísticas especificas de cada área. Para o mapeamento, foi compilado um corpus a partir da bibliografia básica de quatro disciplinas ofertadas pela Universidade Federal de Ouro Preto nos cursos de Pedagogia, Engenharia Geológica, Letras e Matemática, resultando num total de 13 textos. A compilação do corpus teve como base a metodologia de coleta apresentada em Parodi (2004). Os textos foram analisados manualmente e divididos em gêneros com base naqueles apresentados por Rose (2019). Após feito o mapeamento, contabilizou-se quais foram as áreas que apresentaram um maior número de textos, as quais foram a Educação e a Matemática. Escolheram-se, portanto, os gêneros mais frequentes em cada área para a modelagem, sendo eles, respectivamente, a DESCRIÇÃO e o PROCEDIMENTO. A modelagem foi feita por meio da análise dos sistemas das metafunções textual, interpessoal e ideacional do estrato LEXICOGRAMATICAL (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os textos foram analisados, por meio de uma planilha padrão para análises. Os resultados apontam padrões na ocorrência dos gêneros em todas as áreas, sendo as mais divergentes a área da Educação e da Matemática. Na modelagem, foi possível definir a estrutura genérica dos dois gêneros propostos, sendo o da DESCRIÇÃO: Orientação ^ Descrição, e do PROCEDIMENTO: Propósito ^ (Método).
Resumo em outra língua: This paper explores the linguistics of Science (BIGLAN; 1973; SWALES, 1993) in Brazilian Portuguese through the process of mapping and modelling genres. As its general aim, this paper offers resources for mapping and modelling genres through a systemic approach (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE, 2019) from Science in Brazilian Portuguese. More specifically, this paper presents the genres of Education, Geology, Linguistics and Maths, in order to reach an understanding of how scientific discourse (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017) develops in different areas (BIGLAN, 1973). Based on Biglan’s (1973) scientific areas, a corpus was collected based on mandatory texts in graduate courses offered by the Federal University of Ouro Preto. The corpus was analyzed through an adaptation of the genres presented by Rose (2019), and six genres were found: ARGUMENT, DESCRIPTION, EXPLANATION, NARRATIVE and PROTOCOL. The most common genre overall was PROCEDURE, and the least common was PROTOCOL. Then, the most prominent genre of the two areas with a higher number of texts were selected for the process of modelling – PROCEDURE for Maths and Description for Education. Based on the analysis, it was possible to develop a model of DESCRIPTION realized by two steps: Orientation ^ Description, and one of PROCEDURE also realized by two steps, the last one being optional: Purpose ^ (Method).
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14393
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConstruçãoDiscursoCiêntífico.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons