Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14377
Título: A transversalidade no ensino da preservação e conservação de bens culturais no curso de graduação em museologia da UFOP e sua associação com o museu universitário e a cidade patrimônio.
Título(s) alternativo(s): The transversality in the teaching of preservation and conservation of cultural assets in the degree course in museology of the UFOP and its association with the university museum and the heritage city.
Autor(es): Gomes, Gabriela de Lima
Rezende, Edson Fialho de
Palavras-chave: Preservação museológica
Museus de ciência e tecnologia
Museum preservation
Science and technology museums
Data do documento: 2020
Referência: GOMES, G. de L.; REZENDE, E. F. de. A transversalidade no ensino da preservação e conservação de bens culturais no curso de graduação em museologia da UFOP e sua associação com o museu universitário e a cidade patrimônio. Revista CPC, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 348-374, ago./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/172958>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo é um relato sobre experiências vivenciadas no curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com foco naquelas que abrangem a área da preservação e conservação de acervos museológicos. Para tanto, partimos da implantação do primeiro curso de graduação em Museologia no estado de Minas Gerais para, posteriormente, discutir os posicionamentos que direcionaram a elaboração metodológica das disciplinas de Documentação Fotográfica e Preservação Digital e de Preservação e Conservação de Bens Culturais, que reconhecem as relações entre a produção da paisagem cultural e o patrimônio museológico universitário. O relato é ampliado a partir do contexto histórico de criação do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (enquanto um museu universitário) e sua oferta de parceria com o Departamento de Museologia, por meio do Laboratório de Conservação e Restauro em nome de garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a troca de experiências acadêmicas. Concluímos, assim, que a prática laboratorial dos discentes durante a graduação é indispensável e que o exercício em um espaço (próximo do) ideal contribui para reflexões importantes sobre a gestão do patrimônio universitário.
Resumo em outra língua: This article addresses the teaching experiences of undergraduate students in Museology at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), focusing on practices related to the preservation of museum collections. For this purpose, we discuss the implementation of the first undergraduate course in Museology in the state of Minas Gerais, Brazil. We examine the methodological guidelines of the classes “Photographic Documentation and Digital Preservation” and “Preservation and Conservation of Cultural Property”, verifying the relations between the production of cultural landscape and the university museum heritage. Furthermore, we present the historical context of the Escola de Minas Museum of Science and Technology foundation as a university museum, and its collaboration with the Department of Museology regarding the Conservation and Restoration Laboratory, as a means of enhancing the teaching-learning process and fostering the exchange of academic experiences. Laboratory practice is essential to undergraduate students and training in an ideal space favors fruitful reflections regarding the management of university heritage.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14377
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp348-374
ISSN: 1980-4466
Licença: Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEMUL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TransversalidadeEnsinoPreservação.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.