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dc.contributor.advisorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco dept_BR
dc.contributor.authorRocha, Ana Paula Gomes da-
dc.date.accessioned2022-01-19T21:10:40Z-
dc.date.available2022-01-19T21:10:40Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Ana Paula Gomes da. Noções de performatividade para a composição do treinamento do performer: diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca). 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14335-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar parte das noções de performatividade presentes no processo de criação e de treinamento do performer em dois grupos: o grupo de pesquisa Movère (UFSJ/ MG/ Brasil), que desenvolve suas pesquisas no âmbito acadêmico e o grupo de teatro profissional e tcheco Farm in the Cave (Praga/ República Tcheca. Com o propósito de legitimar a narrativa conceitual a ser discutida, essa pesquisa aborda pontos de intersecção presentes no treinamento performativo do performer por meio de um diálogo empírico e metodológico entre os grupos mencionados. E a partir disso, busca-se compreender como o performer se treina para estar presente no evento, no acontecimento performativo. A fim de ampliar a pesquisa teórica acerca das aproximações entre treinamento do performer e performatividade, me apoio no diálogo com autores e pesquisadores advindos de cada área, como por exemplo: no que tange o treinamento de ator (denominado como performer nessa pesquisa) dialogaremos com Jerzy Grotowski (1999), Eugênio Barba e Nicola Savarese (1995) e Luís Otavio Burnier (1995), com a arte da performance apresento parte dos pensamentos de Richard Schechner (2006), Jorge Glusberg (2008) e Renato Cohen (2004) e performatividade com John Langshaw Austin (1990), Josette Féral (2015) e Erika Fischer-Lichte (2014). Ao trazer tais procedimentos práticos e teóricos à pesquisa, foi possível perceber que em um treinamento de performer com acentuação performativa (como os treinamentos dos grupos aqui apresentados), a questão da presença do performer, melhor dizendo, os efeitos da presença do performer são determinantes para essa práxis. Com isso, os efeitos de presença desenham o treinamento performativo do performer e difunde porosidades poéticas e estéticas importantes, especialmente, quando o treinamento é deslocado da sala fechada de treino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectTreinamento de performerpt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectGrupo Movèrept_BR
dc.subjectGrupo Farm in the Cavept_BR
dc.titleNoções de performatividade para a composição do treinamento do performer : diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca).pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeGasperi, Marcelo Eduardo Rocco dept_BR
dc.contributor.refereePeretta, Éden Silvapt_BR
dc.contributor.refereeSiqueira, Adilson Robertopt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation aims to analyze part of the notions of performativity present in the process of creating and training the performer in two groups: the Movère research group (UFSJ/ MG/ Brazil), which develops its research in the academic sphere, and the group of professional and Czech theater Farm in the Cave (Prague/ Czech Republic). With the purpose of legitimizing the conceptual narrative to be discussed, this research approaches points of intersection present in the performative training of the performer through an empirical and methodological dialogue between the groups mentioned. And from that, we seek to understand how the performer trains himself to be present at the event, at the performative event. In order to broaden the theoretical research on the approximations between performer training and performativity, I support myself in the dialogue with authors and researchers from each area, for example: regarding actor training (called as performer in this research) we will dialogue with Jerzy Grotowski (1999), Eugênio Barba and Nicola Savarese (1995) and Luís Otavio Burnier (1995), with performance art, I present part of the thoughts of Richard Schechner (2006), Jorge Glusberg (2008) and Renato Cohen (2004) and performativity with John Langshaw Austin (1990), Josette Féral (2015) and Erika Fischer-Lichte (2014). By bringing such practical and theoretical procedures to the research, it was possible to see that in a performer training with performative accentuation (such as the group trainings presented here), the issue of the performer's presence, rather, the effects of the performer's presence are determinant for this praxis. Thus, presence effects design the performative training of the performer and diffuse important poetic and aesthetic porosities, especially when training is displaced from the closed training room.pt_BR
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