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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Bárbara de-
dc.contributor.authorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
dc.date.accessioned2022-01-10T18:39:06Z-
dc.date.available2022-01-10T18:39:06Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, B. de; FERREIRA, C. M. da R. J. Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão: perspectivas para o campo educacional. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 794-811, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2059>. Acesso em: 25 agosto 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14309-
dc.description.abstractO colapso da Barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, foi o maior desastre socioambiental brasileiro e grande parte dos debates sobre o ocorrido se converteram em um conjunto de produções acadêmicas nos programas de pós-graduação em todo o país. Assim, com o objetivo de compreender essas produções, mapeamos os estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento sobre o desastre e elaboramos o estado do conhecimento das teses e dissertações depositadas até o ano de 2019. Nesse contexto, evidenciamos o espaço assumido pelo campo educacional nessas produções acadêmicas. A escassez de alguns estudos indica o foco da preocupação sobre o desastre e demonstra que a discussão é quase totalmente silenciada no campo educacional. Portanto, faz-se necessário fortalecer o campo de estudos acerca dos desastres, bem como pensar estrategicamente sobre como o campo educacional pode contribuir com o debate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectDesastrept_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectDisasterpt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.titleProduções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão : perspectivas para o campo educacional.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodos os artigos publicados na revista Educar Mais são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Educar Mais <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/about>. Acesso em: 11 ago. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenThe Fundão’s dam collapse, on November 5, 2015, was the biggest Brazilian socio-environmental and much of the debate about what happened turned into a set of academic productions in graduate programs across the country. Thus, in order to understand these productions, we mapped the studies produced in the different areas of knowledge about the disaster and elaborated the state of knowledge of the thesis and dissertations placed until 2019. In this context, we highlighted the relevance assumed by the educational field in these academic productions. The shortage of some studies indicates the focus of concern about the disaster and demonstrates that the discussion is almost completely silenced in the educational field. Therefore, it is necessary to strengthen the field of studies about disasters, as well as to think strategically about how the educational field can contribute to the debate.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2059pt_BR
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