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Título: Perspectiva histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes : a Escola Família Agrícola Paulo Freire.
Autor(es): Gama, Carlos Eduardo da Silva
Orientador(es): Jardilino, José Rubens Lima
Santos, Marcelo Loures dos
Palavras-chave: Educação - história
Escolas rurais
Pedagogia
Escolas agrícolas
Data do documento: 2020
Membros da banca: Jardilino, José Rubens Lima
Santos, Marcelo Loures dos
Campos, Alexandra Resende
Souza, Carlos Bauer de
Referência: GAMA, Carlos Eduardo da Silva. Perspectiva histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes: a Escola Família Agrícola Paulo Freire. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo principal apresentar uma análise das mudanças sociais ocorridas na educação no meio rural, observando o papel do trabalhador nesse processo educativo e compreendendo sua atuação na ruptura do pensamento pedagógico. O trabalho de campo desta pesquisa foi realizado na Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), em Acaiaca (MG), e com base nos apontamentos reunidos em forma de dados buscamos compreender, por meio do método historiográfico, sua trajetória na perspectiva da educação dentro do ambiente rural. A partir de uma abordagem qualitativa, foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, nos termos de Nosella (2012), Silva (2005, 2007), Williams (2011), Campos (2013), e parte empírica, realizada por meio da observação in loco com os jovens estudantes do campo durante as visitas à EFAP. Esse percurso compreendeu aspectos formais da estrutura institucional, a fim de entender, pelas narrativas dos sujeitos, a importância social e cultural da instituição na manutenção da cultura do campo e na permanência desses sujeitos no meio rural. Dentre alguns apontamentos percebidos nessa trajetória de pesquisa, tem-se: enquanto instituição escolar, no que pese sua importância na história da educação brasileira, a Escola Família Agrícola tem sido relegada ao quase esquecimento no que diz respeito a políticas públicas educacionais, embora seu projeto pedagógico mantenha-se com força vital nos primórdios da formação para autonomia e na formação integral, estimulando a constituição de um Sujeito social comprometido. Um segundo elemento nos achados da pesquisa é a constituição de uma formação para além do capital, ainda que visando preparar o jovem para o trabalho, e, finalmente, concluiu-se que a EFAP ainda é um modelo de instituição viável para a formação do jovem do campo, por sua pertinência de ensino e aprendizagem inspirados na Pedagogia da Alternância, apropriada para a formação dos jovens do campo imersos numa “nova ruralidade” que se apresenta hoje no Brasil.
Resumo em outra língua: The main objective of this dissertation is to present an analysis of the social changes that have occurred in rural education, observing the role of rural workers in this educational process and understanding their role in breaking pedagogical thinking. The field of this research was the Escola Família Agrícola Paulo Freire de Acaiaca, based on the notes gathered in the form of data, we seek to understand it through the historiographical method its trajectory in the perspective of rural education. This dissertation has a qualitative approach and has appropriated the following methodological instruments: firstly, a bibliographic and documentary research in terms of Nosella (2012), Silva (2005, 2007), Williams (2011), Campos (2013), in a second, an empirical part made through on-site observation with young students from the field during field visits to EFAP. This path comprised formal aspects of the institutional structure, in addition to seeking to understand through the subjects' narratives the social and cultural importance of the institution in maintaining the culture of the countryside and in the permanence of these subjects in the rural environment. This work concludes with the following notes perceived in this research trajectory: The Experiences of the Escola Família Agrícola is a school institution, despite its historical importance in the history of Brazilian education, it has been relegated to almost forgetfulness in public educational policies, although their pedagogical project kill themselves with vital force from the beginnings in the formation for autonomy and in the integral formation stimulating the constitution of a committed social Subject. A second element in the research findings is the constitution of training beyond capital, although aiming to prepare young people for work, and, finally, it is concluded that EFAP is still a viable institution model for the training of rural youth. for its relevance of teaching and learning inspired by Pedagogy of Relevance, appropriate for the training of young people from the countryside immersed in a “new rurality” that is present in Brazil today.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14292
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