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dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Eduardo dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Vanessa Cerqueira-
dc.date.accessioned2022-01-04T14:09:20Z-
dc.date.available2022-01-04T14:09:20Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Vanessa Cerqueira. A quebra dos grilhões: devoção mercedária e crioulização em Minas Gerais (1740-1840). 2021. 594 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14287-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA partir de uma maior subdivisão do devocionário negro na Capitania de Minas Gerais, emergiram as associações leigas mercedárias, caracterizadas como instituições crioulas. A presente tese teve como objetivo compreender os processos de fundação, configuração e agenciamento das Irmandades de Nossa Senhora das Mercês nos principais espaços urbanos em que se manifestaram, ao longo das décadas de 1740 a 1840. Para tanto, levou-se em consideração quatro aspectos principais: a formação de grupos étnico-sociais e o protagonismo crioulo nas Mercês, mediante fluidas e dinâmicas relações interconfraternais; as apropriações do culto ressignificado com a libertação dos cativos na escravidão moderna; a constituição de identidades crioulas a partir da escolha devocional sob a simbologia da libertação, pautada por critérios de procedência nativa e pertencimento comunitário; e, por fim, as práticas, as estratégias, as disputas e os conflitos em torno dos agremiados, compondo representações crioulas, por meio de suas entidades corporativas, para a aquisição de privilégios e a ampliação dos espaços de participação social e em redes econômicas e políticas. Com uma perspectiva cultural, partindo dos comportamentos da vivência compartilhada para a compreensão dos sujeitos, dos grupos e da sociedade, buscou-se diversificado repertório teórico, bibliográfico e documental, destacando-se, sobretudo, as fontes que registraram o universo das irmandades, em todos os âmbitos da vida cotidiana, compondo enredos de cativeiros e significados de liberdades nas Minas Sete e Oitocentistas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIrmandadespt_BR
dc.subjectCrioulos - grupo étnicopt_BR
dc.subjectEscravidão - Brasilpt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.titleA quebra dos grilhões : devoção mercedária e crioulização em Minas Gerais (1740-1840).pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAndrade, Francisco Eduardo dept_BR
dc.contributor.refereeDias, Jeaneth Xavier de Araújopt_BR
dc.contributor.refereeSilveira, Marco Antôniopt_BR
dc.contributor.refereeFranco, Renato Júniopt_BR
dc.contributor.refereeMartins, William de Souzapt_BR
dc.description.abstractenFrom a greater subdivision of the black devotional chart of the Catholic Church on the Capitania of Minas Gerais, the lay associations of Nossa Senhora das Mercês arised, characterized as creole institutions. This thesis had as main goal to comprehend the foundation, configuration and agencying processes of the Nossa Senhora das Mercês Brotherhood on the key urban spaces where it manifested itself over the decades of 1740 until 1840. For this purpose it was taken in consideration four main aspects: the formation of ethnical-social groups and the creole protagonism on the Mercês's Brotherhood, through fluid and dinamic relations between the associations; the cult apropriations reframed with the libertation of the captives in the modern slavery; the constitution of the creole identities starting from the devotional choice under the simbology of the libertation, guided by criteria as native origin and "Community belonging"; and lastly, the pratices, strategies and conflicts among members, composing creole representations, and by means of theirs corporate entities, aiming acquision of privileges and amplification of the spaces for social participations on economic and political network as well. With a cultural perspective considering the shared life experiences for the better cromprehention of the individuals, the groups and the society, this work sought a diverse theorical, bibliographic and documental repertory, highlighting the sources that registered the brotherhood's universe of all sort of aspects of the daily life, composing captivity stories and definition of liberties on the Minas Gerais of the XVII and XVIII centuries.pt_BR
Appears in Collections:PPGHis - Doutorado (Teses)

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