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Título: Alegoria & Redenção : das esferas política e estética nas teses sobre o conceito de história de W. Benjamin.
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Rocha Rezende de
Orientador(es): Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Palavras-chave: Walter Benjamin
Alegoria
Redenção
Estética
Política
Data do documento: 2021
Membros da banca: Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Chaves, Ernani
Alves Júnior, Douglas Garcia
Rangel, Marcelo de Mello
Referência: OLIVEIRA, Rodrigo Rocha Rezende de. Alegoria & Redenção: das esferas política e estética nas teses sobre o conceito de história de W. Benjamin. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Nesta dissertação procuramos expor a intermediação dialética entre a escrita alegórica adotada por Walter Benjamin no contexto das teses Sobre o conceito de História (1940) e o posicionamento crítico e político do autor. Por outras palavras, viemos observar, assim, o que há de afinidade entre a apresentação estética do texto e o seu conteúdo engajado. Neste sentido, ressaltamos que, mesmo repletas de alegorias e imagens, as “Teses” não são uma simples e gratuita incursão estetizada de Benjamin no universo filosófico das questões sobre a construção da narrativa histórica. Para tanto estabelecemos dois eixos fundamentais (dois primeiros capítulos) que articulam essa contextualização em vista da abordagem específica. Em primeiro lugar, levantamos uma investigação sobre o conceito e a operação alegórica, considerada técnica e expressivamente, imprimida na atividade de escrita benjaminiana. Em segundo lugar, buscamos retomar as noções de redenção e melancolia no interior da obra de Benjamin também a partir de sua teoria da linguagem. E, finalmente, acessamos o espólio das “Teses” para recolher neste documento as repercussões dos preceitos elencados durante o percurso descrito.
Resumo em outra língua: In this text we seek to expose the dialectical intermediation between allegorical writing adopted by Benjamin in the context of Theses on the Philosophy of History (1940) and critical and political position of the author. In other words, we´re there to observe what there of affinity between the presentation of the text and this engaged content. In this sense, we emphasize that, even if they are full of allegories and images, the “Theses” are not a simple and unpretentious aestheticized incursion of Benjamin in the philosophical universe of questions on the construction of historical narratives. Therefore, we have established two fundamental axes (the first two chapters) articulating this panorama in orders to the specifical approach. Firstly, we do a background check on the concept of allegory, considered technically and expressively, and how it was used in Benjamin`s writing. Secondly, we seek to resume the notions of redemption and melancholy of the heart of Benjaminian language theory. Finally, we access the boot of the “Theses” to take from this booty the repercussions of the precepts listed along the path we have taken.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14173
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