Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14081
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorGomides, Lindisley Ferreira-
dc.contributor.authorLazzaroni, Júlio Henrique Dutra Gonçalves-
dc.contributor.authorCupertino, Marli do Carmo-
dc.contributor.authorRocha Filho, Iram Borges de Moraes-
dc.contributor.authorNogueira, Raphael Sales-
dc.contributor.authorDias Júnior, Sebastião Vieira-
dc.contributor.authorCarvalho, Virgínia Maria Motta de-
dc.contributor.authorBarreto, Leonardo Brandão-
dc.contributor.authorBatista, Rodrigo Siqueira-
dc.date.accessioned2021-12-06T17:58:32Z-
dc.date.available2021-12-06T17:58:32Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationGOMIDES, L. F. et al. Meditation, memory and learning: neurobiological studies. Revista de Neurociências, v. 29, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871>. Acesso em: 10 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn 1984-4905-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14081-
dc.description.abstractIntroduction. The role of meditation on different aspects of human neurobiology has received greater attention from the scientific community in recent years. Objective. This article aims to investigate the impacts of meditative practice on memory and on the teaching-learning process. Methods. A literature review with a defined search strategy was carried out in the PubMed and Scielo databases, using the descriptors of the MeSH and Boolean operators, in the following terms: “Meditation” AND “Memory” and “Meditation” AND “learning”, in English and Portuguese. Studies focusing on the role of meditation in the teaching-learning processes and in the neurobiologist aspects of memory were included. Results and discussion. The information obtained was organized into three sections: (1) basic concepts for the study of memory; (2) neural mechanisms of memory and learning, and (3) the practice of meditation, including the effects on memory and teaching-learning processes. Conclusion. The beneficial effects of meditative practice on the construction of teaching-learning processes were described, with emphasis on improving emotional balance, reducing stress and anxiety, in addition to increasing concentration, factors that promote the consolidation of long-term memory and, thus, help in the construction of learning.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.titleMeditation, memory and learning : neurobiological studies.pt_BR
dc.title.alternativeMeditação, memória e aprendizagem : estudos neurobiológicos.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenIntrodução. O papel da meditação sobre distintos aspectos da neurobiologia humana tem recebido maior atenção da comunidade científica, nos últimos anos. Objetivo. O presente artigo tem por objetivo investigar os impactos da prática meditativa sobre a memória e sobre o processo ensino-aprendizagem. Métodos. Procedeu-se revisão da literatura com estratégia de busca definida no PubMed e no Scielo, utilizando os descritores da plataforma MeSH e operadores booleanos, com os seguintes termos: “Meditation” AND “Memory” e “Meditation” AND “learning”, em inglês e português. Foram incluídos estudos dirigidos ao papel da meditação nos processos de ensino-aprendizagem e nos aspectos neurobiólogos da memória. Resultados e discussão. As informações obtidas foram organizadas em três seções: (1) conceitos básicos para o estudo da memória; (2) mecanismos neurais da memória e da aprendizagem e (3) a prática da meditação, incluindo os efeitos sobre a memória e o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão. Os efeitos benéficos da prática meditativa sobre a construção dos processos ensino-aprendizagem, com destaque para o aprimoramento do equilíbrio emocional, da redução do estresse e da ansiedade, foram descritos, além do incremento da capacidade de concentração, fatores que favorecem a consolidação da memória de longo prazo e, assim, auxiliam na construção do aprendizado.pt_BR
dc.identifier.uri2https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871pt_BR
Aparece nas coleções:DECPA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MeditationMemoryLearning.pdf
  Restricted Access
299,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.