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Título: Escova progressiva no ensino de Química : análise da argumentação dos alunos mediante o uso de uma sequência didática fundamentada na abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino remoto.
Autor(es): Casela, Ivna
Orientador(es): Travain, Silmar Antonio
Souza, Gilmar Pereira de
Palavras-chave: Produtos para cabelo
Preparações para cabelo
Toulmin - oratória
Ensino híbrido
Data do documento: 2021
Membros da banca: Assis, Alice
Zama, Uyrá dos Santos
Souza, Gilmar Pereira de
Travain, Silmar Antonio
Referência: CASELA, Ivna. Escova progressiva no ensino de Química: análise da argumentação dos alunos mediante o uso de uma sequência didática fundamentada na abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino remoto. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O público adolescente, na busca por alcançar o padrão de beleza apresentado por seus ídolos, tem se submetido aos mais diversos procedimentos estéticos e capilares, sem considerar os possíveis riscos à sua saúde e as adversidades que os produtos utilizados para esses fins podem causar ao meio ambiente. A fim de se promover a reflexão sobre a beleza ideal, a utilização do método de alisamento: escova progressiva e as implicações do uso de produtos cosméticos, foi desenvolvida nesta proposta uma Sequência Didática (SD) fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com viés argumentativo. A SD deveria ser aplicada em sala de aula presencial para uma turma do 1° ano do Ensino Médio (EM), porém, devido à situação pandêmica provocada pela COVID-19, foi adequada partes da SD para aplicação remota, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa foi dividida em três etapas: a investigação dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa (primeira etapa), a aplicação do Material do Aluno-Atividade Argumentativa (segunda etapa) e a discussão do descarte correto das embalagens cosméticas (terceira etapa). Na primeira etapa, foi aplicado um questionário via Google Formulários, no qual o público-alvo foi ampliado, abrangendo pessoas com diversos níveis de escolaridade. Os dados coletados nesta etapa evidenciaram: interesse maior do público feminino por esse tema; essencialidade dos produtos cosméticos; desconfiança de seu uso nos cuidados com a saúde humana; conhecimento dos efeitos do descarte inadequado dos produtos cosméticos ao meio ambiente e o desconhecimento de políticas de redução dos efeitos dos mesmos à natureza. Os alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM participaram no desenvolvimento da segunda etapa da pesquisa. Nesta etapa, os dados foram coletados por meio de registros de áudio e atividades escritas, sendo posteriormente analisados segundo o referencial de Toulmin (2006) e Erduran, Simon e Osborne (2004). Os dados mostraram que o material do aluno na atividade, “O que aconteceu?” possibilitou articulação entre conhecimentos químicos e elementos argumentativos, evidenciando o potencial do material desenvolvido e a importância do papel do professor na orientação argumentativa. A partir do uso da ferramenta analítica de Erduran, Simon e Osborne (2004) foi possível classificar os níveis dos argumentos orais e escritos dos alunos, revelando a dificuldade na formulação de refutações pelos estudantes no ensino remoto. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário (Google Formulários) aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM. Os dados mostraram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido. Foi observada existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias químicas presentes nos cosméticos. No ensino remoto, foi observada uma maior dificuldade dos alunos no desenvolvimento da argumentação, dentre elas a refutação. À vista disso, destaca-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao uso das TDIC, associadas às atividades argumentativas, bem como a elaboração de materiais didáticos adaptados para o ensino remoto.
Resumo em outra língua: The teenagers, who want to reach their idols’ beauty standard, have subjected themselves to the most diverse aesthetic and hair care procedures not taking into account the possible risks to their health nor the adversities that the products used for those purposes may cause to the environment. A Didactic Sequence (DS) with an argumentative bias and based on the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach has been developed in this work, in order to provide more consciousness about the ideal beauty, the use of the progressive brush as a hair straightening method and the implications of using cosmetic products. The DS should be applied in a High School (HS) freshman classroom. However, due to the pandemic caused by COVID-19, some parts of the DS were remotely applied through Information Digital Technologies and Communication (IDTC). The research was split into three steps: 1-investigation of the previous knowledge of such research’s participants; 2-Argumentative student-activity material application; 3-discussion about the appropriate disposal of cosmetic packages. In the first step, a questionnaire via Google Forms was applied, in which the target audience was expanded, covering the several levels of education. The data collected in such step have shown: more interest from the female audience; cosmetic products essentiality; distrust of its use regarding human health; consequences to the environment of the inappropriate disposal of cosmetic products and the ignorance about reduction policies of their damages to the nature. High School freshman, sophomore and junior students have participated in the development of the research’s second step, in which the data were collected by means of audio recordings and written activities, and lately analyzed according to the framework of both Toulmin (2006) and Erduran, Simon and Osborne (2004). The data have shown that the student’s material in the activity – “what happened?” – allowed an articulation between chemistry knowledge and argumentative elements, highlighting then the potential of the developed material and the importance of the teacher`s role in terms of argumentative guidance. By using the analytical tool of Erduran, Simon and Osborne (2004), it was possible to classify either the oral and written arguments as level 2, revealing how hard was to formulate the refutations by students from remote education. In the third step, a questionnaire (Google Forms) was applied to High School freshman, sophomore, and junior students. The data have shown favorable acceptance to the activity with positive feedback about the Podcast developed. There were Reverse Logistics Plans in actions of diverse cosmetic products companies and little knowledge from the students’ part about the chemical substances functions present in the cosmetics. In the remote education, it was more difficult for the students to develop argumentation, including the refutation. Therefore, it is highlighted the need for researches regarding the IDTC use along with the argumentative activities, as well as the elaboration of didactic materials adapted to the remote education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14036
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 22/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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