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Título: Estratégias para elaboração de avaliações adaptadas para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade : as contribuições da Neurociência à educação inclusiva.
Autor(es): Almeida, Gizele Aparecida de
Orientador(es): Cruz, Luciana Hoffert Castro
Palavras-chave: Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Neurociência cognitiva
Avaliação escolar
Educação inclusiva
Data do documento: 2021
Membros da banca: Sá, Marcos Augusto de
Zama, Uyrá dos Santos
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Referência: ALMEIDA, Gizele Aparecida de. Estratégias para elaboração de avaliações adaptadas para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: as contribuições da Neurociência à educação inclusiva. 2021. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Esta pesquisa buscou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), inseridos no Ensino Fundamental II (EF II). Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades dos alunos com TDAH, inseridos no EF II. Enquanto produto educacional derivado da pesquisa foi elaborada uma série de podcasts, em formato de áudio e vídeo, que buscou contemplar a relação intrínseca entre o funcionamento cerebral e os processos de aprendizagem, tendo por base as contribuições da Neurociência aplicada à Educação Inclusiva. A escolha, tanto do objeto de estudo quanto do produto educacional objetivou preencher parte da lacuna existente acerca do referencial teórico sobre estratégias de elaboração de atividades avaliativas para tal público, uma vez que a grande maioria da produção científica já existente contempla primordialmente técnicas didático-pedagógicas específicas para a Educação Infantil e séries iniciais do EF I. No geral, tais referenciais pouco abarcam o EF II, período no qual as proposições pedagógicas se tornam mais complexas, tendo em vista a inserção de conteúdos mais abstratos, como cálculos algébricos ou conteúdos de ciências, muitas vezes incorrendo em prejuízo acadêmico para esses discentes em específico. A pesquisa foi realizada com os professores da Escola CESGRA, situada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, e desenvolvida a partir da metodologia qualitativa, com abordagem descritiva. Como referencial teórico, foram adotadas as legislações educacionais nacionais vigentes, em especial as relacionadas à Educação Inclusiva, bem como as obras de Philippe Perrenoud, referentes à avaliação escolar. Como estratégia metodológica, foi utilizada a técnica de triangulação na coleta de dados e o método de Análise de Conteúdo de Bardin, para a análise dos dados. Com efeito, ao final dessa análise, os resultados obtidos permitiram descrever de forma relevante como se dá o processo de elaboração de avaliações escritas para alunos com TDAH do EF II, com conseguinte análise da correlação entre estes e as possíveis contribuições da Neurociência aplicada à Educação Inclusiva. Tais resultados foram compilados em uma sequência de episódios de podcast (em formato de vídeo e áudio), a serem disponibilizados em canais de mídias sociais sob o título “Compreendendo o TDAH”. Tal conteúdo foi elaborado a partir da técnica metodológica de transposição didática, de modo a oferecer aos educadores, de forma clara e objetiva, estratégias didático-pedagógicas que possam auxiliá-los na elaboração de avaliações escritas para alunos com TDAH do EF II, à luz da teoria neurocientífica.
Resumo em outra língua: This research sought to describe and analyze how the process of preparing written assessments for students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), enrolled in Elementary School II (EF II), takes place. To this end, the focus of the study was the school test in the context of Inclusive Education and, as an object of study, the analysis of the processes and strategies for the elaboration of written evaluations adapted to the specificities of students with ADHD, inserted in EF II. As an educational product derived from the research, a series of podcasts was created, in audio and video format, which sought to contemplate the intrinsic relationship between brain functioning and learning processes, based on the contributions of Neuroscience applied to Inclusive Education. The choice of both the object of study and the educational product aimed to fill part of the existing gap regarding the theoretical framework on strategies for the elaboration of evaluative activities for such audience, since the vast majority of existing scientific production primarily covers specific didactic-pedagogical techniques for early Childhood Education and initial series of EF I. In general, these references barely cover EF II, a period in which pedagogical propositions become more complex, in view of the insertion of more abstract contents, such as algebraic calculations or science contents, often incurring academic losses for these students in particular. The research was carried out with the teachers of the CESGRA School, located in the municipality of São Gonçalo do Rio Abaixo/ MG, and developed from the qualitative methodology, with a descriptive approach. As a theoretical framework, the current national educational legislation was adopted, especially those related to Inclusive Education, as well as the works of Philippe Perrenoud, referring to school evaluation. As methodological strategie, the triangulation technique was used in data collection and the Bardin Content Analysis method, for data analysis. In fact, at the end of this analysis, the results obtained allowed to describe in a relevant way how the process of elaborating written evaluations for students with ADHD of EF II takes place, therefore, analyzing the correlation between these and the possible contributions of Neuroscience applied to Inclusive Education. Such results were compiled in a sequence of episodes podcast(in video and audio format), to be made available on social media channels under the title “Understanding ADHD”, elaborated from the methodological technique of didactic transposition, in order to offer educators, in a clear and objective way, didactic pedagogical strategies for the elaboration of written evaluations for students with ADHD of EF II, in the light of neuroscientific theory.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13955
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 13/10/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)



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