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dc.contributor.advisorNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Renata Veiga de-
dc.date.accessioned2021-11-04T23:33:28Z-
dc.date.available2021-11-04T23:33:28Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Renata Veiga de. A formação do professor universitário: contribuições dos programas de pós-graduação em educação em Minas Gerais. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13889-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA formação do professor universitário ainda é pouco discutida nos campos de pesquisa educacional. Diversos estudos mostram que para ser professor são necessários conhecimentos pedagógicos capazes de promover uma qualidade no ensino e na aprendizagem, através de um repertório de conhecimento sobre a prática docente. O professor universitário precisa se atentar aos saberes e práticas pedagógicas que são exercidas no cotidiano da universidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar se os programas de pósgraduação em Educação (PPGEs) do Estado de Minas Gerais contribuem para a formação da docência universitária. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida a partir dos seguintes instrumentos de obtenção de dados: análise documental e aplicação de questionários aos representantes dos programas. Participaram da pesquisa dez programas de pós-graduação em Educação de Minas Gerais. Os resultados mostraram que o estado de Minas Gerais é privilegiado em relação à quantidade de programas, contemplando 10,14% dos PPGEs. O perfil dos programas é bastante diverso, variando em relação aos tamanhos, as quantidades de discentes e docentes, apresentam muitas linhas de pesquisas, porém poucas relacionadas à formação do professor. A maioria dos programas apresenta os objetivos e/ou finalidade para a docência do ensino superior, porém poucas são as atividades que os programas promovem para atingir tais objetivos. Observamos que a principal atividade apontada para a formação do docente do ensino superior é o Estágio de Docência. Todos os programas apresentam indícios que possuem ações voltadas para formação de professor universitário em seus cursos de mestrado e doutorado. A partir das respostas de alguns programas, encontramos dois pontos que se convergem sobre o Estágio de Docência: a preocupação com a formação do pósgraduando e a importância da qualificação do pós-graduando para atuar no ensino de graduação. Foi possível perceber então que o Estágio de Docência se torna um espaço importante para o preparo para a docência. É um ambiente para problematizar a teoria e a prática da docência e seus desdobramentos, vivenciar o cotidiano e as relações e experenciar a dinâmica da sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectDocência em formação - ensino superiorpt_BR
dc.subjectEducação - estudo e ensino - pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.titleA formação do professor universitário : contribuições dos programas de pós-graduação em educação em Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/10/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.refereeConceição, Juliana Santos dapt_BR
dc.contributor.refereeFerenc, Alvanize Valente Fernandespt_BR
dc.description.abstractenThe training of the university professor is still little discussed in the educational research fields. Several studies show that to be a teacher is necessary pedagogical knowledge capable of promoting quality in teaching and learning through a repertoire of knowledge about teaching practice. The university professor must pay attention to the knowledge and pedagogical practices that are exercised in the daily life of the university. In this sense, the objective of this research was to identify and analyze whether the Post-Graduate Programs in Education (PPGES) of the State of Minas Gerais contribute to the formation of university teaching. This is a qualitative approach developed from the following data obtaining instruments: documentary analysis and application of questionnaires to the programs' representatives. Ten graduate programs in Education of Minas Gerais participated in the research. The results showed that the State of Minas Gerais is privileged concerning the number of programs, contemplating 10.14% of PPGEs. The profile of the programs is quite diverse, varying in sizes, the quantities of students and teachers, present many lines of research, but few related to teacher training. Most programs present the objectives and/or purpose for higher education teaching, but few are the activities that programs promote to achieve such goals. We observed that the main activity pointed out for the training of higher education teachers is the teaching training. All programs have clues that focus on university teacher training in their masters and doctoral courses. From the answers of some programs, we find two points that converge on the teaching training: the concern for the training of the postgraduate and the importance of the postgraduate qualification to act in undergraduate education. It was possible to perceive that the teaching training becomes an important space for the preparation for teaching. It is an environment for problematizing theory and practice, experiencing daily life and relationships, and experiencing classroom dynamics.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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