Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13872
Título: A descolonização da historiografia da educação e a coleção História Geral da África (UNESCO).
Autor(es): Pinto, Marcelo Felício Martins
Orientador(es): Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: História geral da África
Descolonização
Educação - história
Data do documento: 2021
Membros da banca: Hamdan, Juliana Cesário
Carvalho, Marcus Vinicius Correa
Fonseca, Marcus Vinícius
Referência: PINTO, Marcelo Felício Martins. A descolonização da historiografia da educação e a coleção História Geral da África (UNESCO). 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Esse trabalho busca compreender os elementos teórico-metodológicos que nortearam a construção da Coleção “História Geral da África” (HGA), financiada pela UNESCO, composta por oito tomos. Nesse sentido, analisamos os capítulos que tratam sobre estes temas, localizados no primeiro volume da obra, por meio dos artigos escritos por Joseph KiZerbo (2010), Bethwell Allan Ogot (2010), Boubou Hama (2010), Jan Vansina (2010), Amadou Hampaté Bâ (2010) e M. Amadou Mahtar M’Bow (2010), que discorrem sobre as perspectivas historiográficas que orientaram a concepção do projeto. A partir disso, à luz das abordagens decolonialistas de Boaventura de Sousa Santos (2009) e Yves Mudimbe (2013), e das discussões realizadas por Muryatan Santana Barbosa (2012) e Felipe Soares (2014), investigamos as categorias analíticas lançadas mão pelos especialistas integrantes da HGA a fim de apreenderem os processos históricos ocorridos no continente africano, a saber: perspectiva africana, regionalismo, difusionismo intra-africano, sujeito africano, e resistência. Visamos entender, também, a referida Coleção como parte do movimento de renovação historiográfica em curso na África, cujo objetivo é o de desconstruir discursos históricos eurocêntricos e racistas, sistematizados sobretudo nos séculos XVIII e XIX, no momento em que acontecia grande parte dos processos de independência, a partir de meados do século XX. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é compreender os possíveis alcances desse conhecimento na Historiografia da Educação, tendo em vista os debates sobre descolonização dos currículos realizados especialmente por Nilma Lino Gomes (2012) e Luena Nunes Pereira (2008), que defendem um ensino multicultural e antirracista orientados pela Lei 10.639/03. Isso porque, traduzida para o português em 2010, a “História Geral da África” impulsionou o lançamento de outras publicações, as “Sínteses História Geral da África” (2013) e a “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil” (2014), por meio do “Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas” realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (NEAB/UFSCAR), que desejava uma apropriação dessa historiografia por manuais escolares, professores e pesquisadores. Ademais, empreendemos o estudo das abordagens realizadas pelos especialistas pesquisadores e autores da Coleção sobre a descolonização da educação africana, tendo como foco investigativo o oitavo volume, publicado originalmente em 1993, que trata sobre o continente sob o recorte temporal que se inicia em 1935. Constatamos que a historiografia africana, em especial a HGA e as publicações dela derivadas, podem constituir-se como obras de referência na escrita de manuais escolares de História e nas pesquisas em História da Educação, seja ao debaterem sobre as sociedades africanas, seja ao discutirem sobre a população afro-brasileira, ensejando também práticas docentes e científicas antirracistas, de modo a fomentar a desconstrução de estigmas raciais historicamente forjados e reduzir as desigualdades raciais existentes no sistema educacional. Concluímos também que, segundo os autores da HGA, a descolonização do ensino é um elemento fundamental para que as nações africanas, e também a brasileira, consigam romper de fato com as heranças do colonialismo que ainda persistem nos continentes.
Resumo em outra língua: This work seeks to understand the theoretical-methodological elements that guided the construction of the “General History of Africa” Collection (GHA), financed by UNESCO, composed of eight volumes. In this sense, we analyzed the chapters dealing with these themes, found in the first volume of the work, through papers written by Joseph Ki-Zerbo (2010), Bethwell Allan Ogot (2010), Boubou Hama (2010), Jan Vansina (2010) ), Amadou Hampaté Bâ (2010) and M. Amadou Mahtar M'Bow (2010), who discuss the historiographical perspectives that guided the creation of the project. From this, in light of the decolonialist approaches of Boaventura de Sousa Santos (2009) and Yves Mudimbe (2013), and the discussions carried out by Muryatan Santana Barbosa (2012) and Felipe Soares (2014), we investigated the analytical categories used by the specialists of the GHA, in order to understand the historical processes that took place on the African continent, namely: African perspective, regionalism, intra-African diffusionism, African subject, and resistance. We also aimed to understand the aforementioned Collection as part of the ongoing historiographical renovation movement in Africa, whose objective is to deconstruct Eurocentric and racist historical discourses, systematized mainly in the 18th and 19th centuries, at a time when most of the processes of independence were under way, as from the mid-twentieth century. At the same time, our objective is to understand the possible scope of this knowledge in the Historiography of Education, considering the debates on decolonization of curricula carried out especially by Nilma Lino Gomes (2012) and Luena Nunes Pereira (2008), who advocate multicultural and anti-racist rules guided by Law 10.639/03. This is because the “General History of Africa”, translated into Portuguese in 2010, boosted the launch of other publications such as the “Syntheses of the General History of Africa” (2013) and the “African and Afro-Brazilian History and Culture in Early Childhood Education” (2014), through the “Brazil-Africa: Crossed Histories Program” carried out by the Nucleus of Afro-Brazilian Studies at the Federal University of São Carlos (NEAB/UFSCAR), which wished for an appropriation of this historiography through school manuals, teachers and researchers. Moreover, we undertook the study of the approaches taken by the specialist researchers and authors of the Collection on the decolonization of African education, with the eighth volume, originally published in 1993, as an investigative focus. It deals with the continent under the time frame that begins in 1935. We found that African historiography, especially the GHA and other publications derived from it, can constitute reference works in the writing of History textbooks and the investigations within the History of Education field, whether debating African societies or discussing the Afro-Brazilian population. They can also give rise to antiracist teaching and scientific practices, in order to promote the deconstruction of racial stigmas historically forged and to reduce racial inequalities existing in the educational system. We also conclude that, according to the GHA authors, the decolonization of education is a fundamental element for African nations, as well as for Brazil, to truly sever the legacy of colonialism that still persists on the continents.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13872
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/10/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DescolonizaçãoHistoriografiaEducação.pdf793,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons