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dc.contributor.advisorJoly, Fábio Duartept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Caroline Coelho-
dc.date.accessioned2021-09-22T17:10:32Z-
dc.date.available2021-09-22T17:10:32Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Caroline Coelho. Teodoro Estudita e a iconofilia: afirmação política e defesa da aristocracia monacal em Bizâncio. 2021. 150 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13772-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractTeodoro Estudita foi um monge e abade do mosteiro de Estúdio que, no final do século VIII e início do IX, atuou em dois significativos acontecimentos no Império Bizantino relacionados às convicções cristãs e aos propósitos e políticas imperiais, isto é, a controvérsia moechiana e a segunda iconoclastia. Além disso, produziu tratados iconófilos e um Testamento, no qual pontuou seus principais receios quanto à coerção imperial sobre os mosteiros. O objetivo do presente trabalho consiste em uma análise dessas obras, inseridas em um debate não apenas teológico, mas também político, uma vez que famílias de origem aristocrática como a de Teodoro, dispunham de relevantes funções dentro dos mosteiros, se beneficiando dessas. A segunda iconoclastia seria uma consequência da primeira e da controvérsia moechiana como um meio de controle de grupos do setor monacal e de mosteiros como o de Estúdio. Portanto, a iconofilia de Teodoro seria uma forma de afirmação política e defesa de uma aristocracia monacal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAristocraciapt_BR
dc.subjectImpério Bizantinopt_BR
dc.subjectMosteirospt_BR
dc.titleTeodoro Estudita e a iconofilia : afirmação política e defesa da aristocracia monacal em Bizâncio.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeJoly, Fábio Duartept_BR
dc.contributor.refereeTaveira, Celsopt_BR
dc.contributor.refereeSalles, Bruno Tadeupt_BR
dc.contributor.refereeBaptista, Lyvia Vasconcelospt_BR
dc.contributor.refereeBoy, Renato Vianapt_BR
dc.description.abstractenTheodore the Studite was a monk and abbot of the monastery of Stoudios, who, in the late 8th and early 9th centuries, acted in two significant events in the Byzantine Empire related to Christian beliefs and imperial purposes and policies, that is, the moechian controversy and the second iconoclasm. He then produced iconophile treatises and a Testament, in which he pointed out his main fears about imperial coercion over monasteries. The objective of the present thesis consists of an analysis of these works, framing them in a debate that is not only theological, but also a political one, since families of aristocratic origin like Theodore’s, had relevant functions within the monasteries, benefiting from those. The second iconoclasm would thus be a consequence of the first and the moechian controversy as an imperial means of controlling groups in the monastic sector and monasteries such as that of Stoudios. Therefore, Theodore’s iconophilia should be takens as a form of political affirmation and defense of a monastic aristocracy.pt_BR
Appears in Collections:PPGHis - Doutorado (Teses)

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