Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13588
Título: Influência do gênero e formação em educação física sobre percepções corporais de indivíduos de ambos os sexos.
Título(s) alternativo(s): Gender influence and training in physical education on body perceptions of individuals of both sexes.
Autor(es): Santos, Cláudia Maria Pereira dos
Ferreira, Renato Melo
Pires, Washington
Soares, Everton Rocha
Palavras-chave: Imagem corporal
Fotografias
Estudantes
Data do documento: 2020
Referência: SANTOS, C. M. P. de et al. Influência do gênero e formação em educação física sobre percepções corporais de indivíduos de ambos os sexos. Perspectivas Online: Biológicas & Saúde, v. 10, n. 33, p. 29-41, jun. 2020. Disponível em: <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/1979>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: O objetivo foi comparar a percepção subjetiva de mulheres e homens, iniciantes (GAV-1) e concluintes (GAV-2) do curso de Bacharelado em Educação Física, sobre a imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura a partir de fotografias de indivíduos do sexo feminino (G-MOD/Feminino) e masculino (GMOD/Masculino). Participaram do estudo 57 bacharelandos em Educação Física (30 mulheres e 27 homens), além de 20 voluntários que atuaram como modelos fotográficos (10 mulheres, GMOD/Feminino e 10 homens, GMOD/Masculino). A percepção da imagem corporal indicada pelos G-AV1 (mulheres e homens) e G-AV2 (mulheres e homens) foi semelhante aos valores autoavaliados pelo G-MOD/Feminino e GMOD/Masculino. Os valores de massa corporal indicados pelo G-AV1/Mulheres e G-AV1/Homens foram maiores que os medidos no G-MOD/Feminino. Os valores de massa corporal indicados pelo GAV2/Mulheres e G-AV2/Homens foram semelhantes aos medidos no GMOD/Feminino. Os valores de massa corporal medidos no G-MOD/Masculino foram semelhantes aos indicados pelos GAV1 (mulheres e homens) e G-AV2 (mulheres e homens). Os valores de percentual de gordura indicados pelo GAV1/Mulheres e G-AV1/Homens foram diferentes dos medidos nos G-MOD do sexo oposto; por outro lado, não houveram diferenças entre os valores de percentual de gordura medidos e os indicados pelos GAV2. Conclui-se que a partir da análise de fotografias, alunos do curso de Bacharelado em Educação Física, independente do sexo e nível de formação, têm percepção semelhante quanto à imagem corporal; já a avaliação da massa corporal e percentual de gordura, parece sofrer influências do sexo do avaliador e do avaliado e do nível de formação.
Resumo em outra língua: The objective was to compare the subjective perception of women and men, freshmen (GAV-1) and veteran (GAV-2) students of bachelor’s degree in Physical Education, about body image, body mass and body fat from photographs of female (G-MOD/Female) and male (GMOD/Male) individuals. Fifty-seven physical education students (30 women and 27 men) and 20 volunteers that acted as photographic models (10 women, GMOD/Female and 10 men, G-MOD/Male) participated in this study. The perception of body image indicated by G-AV1 (women and men) and G-AV2 (women and men) was similar to the values selfassessed by G-MOD/Female and GMOD/Male. The body mass values indicated by G-AV1/Women and GAV1/Men were higher than those measured in G-MOD/Female. The body mass values indicated by G-AV2/Women and G-AV2/Men were similar to those measured in G-MOD/Female. The body mass values measured in the G-MOD/Male were similar to those indicated by G-AV1 (women and men) and G-AV2 (women and men). The values of body fat observed by G-AV1/Women and G-AV1/Men were different from those measured in G-MOD of the opposite sex; on the other hand, there were no differences between the measured body fat values and those indicated by G-AV2. It is concluded from photo analysis, that students of bachelor’s degree in Physical Education, regardless of gender and graduation level, have a similar perception regarding body image; the assessment of body mass and body fat, however, seems to be influenced by the sex of the evaluator and the evaluated and the graduation level.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13588
DOI: https://doi.org/10.25242/8868103320201979
ISSN: 2236-8868
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Perspectivas Online: Biologia & Saúde estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Perspectivas Online: Biologia & Saúde <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/index>. Acesso em: 07 abr. 2020.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluênciaGêneroFormação.pdf232,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.